São Brás de Alportel celebra os 153 anos do nascimento de Gago Coutinho

Comemorações duram até final do ano

Os 153 anos do nascimento de Gago Coutinho, que, juntamente com Sacadura Cabral, fez história ao protagonizar a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, vão começar a ser celebrados na quinta-feira, dia 17, em São Brás de Alportel, concelho com o qual este aviador tinha fortes relações familiares.

Este primeiro momento de celebração, que decorre junto à réplica artística do hidroavião “Santa Cruz, da autoria de Carlos de Oliveira Correia, consiste no descerramento de uma placa oficial das comemorações, numa palestra e na inauguração da exposição itinerante “1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul”, que vai estar patente até 27 de Fevereiro no átrio das Piscinas Municipais Cobertas.

Esta exposição, que vai ser inaugurada às 17h00, foi preparada pela Comissão Aeronaval das Comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul (100TAAS).

Até ao final do ano, o público pode ainda contar «com momentos musicais, artísticos, literários, infantojuvenis, entre outros», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

A 27 de Fevereiro, o Ciclo de Passeio Natureza vai dar a conhecer a “Rota Gago Coutinho – a Geodesia em São Brás de Alportel”, «um percurso pelos 14 marcos geodésicos do território são-brasense, recentemente alvo de requalificação».

Todo o programa, que se estenderá até Dezembro, visa «celebrar a garra, a perseverança e a mestria de Gago Coutinho e Sacadura Cabral e a forma singular como marcaram a história da aviação e do mundo».

 

 



Comentários

pub