Remco Evenepoel é o grande candidato a vencer Volta ao Algarve «um pouco diferente»

No total, vão participar na Volta ao Algarve 174 corredores, de 25 equipas, 10 delas da categoria WorldTeam, a Liga dos Campeões do ciclismo

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

É uma Volta ao Algarve «um pouco diferente», mas que não vai perder emoção. Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) é o grande candidato a vencer a prova, que estará na estrada de 16 a 20 de Fevereiro, mas nomes como Geraint Thomas e Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers) prometem dar luta. A grande novidade são as «pequenas alterações» no percurso. 

A emblemática prova de ciclismo foi apresentada esta sexta-feira, 4 de Fevereiro, na Região de Turismo do Algarve (RTA), em Faro.

A Volta ao Algarve tem, este ano, um percurso renovado, mas com o mesmo conceito: etapas (cinco no total) para todos os perfis de corredores – duas em sprint, duas em montanha e um contrarrelógio.

Só as chegadas à Fóia (Monchique) e ao Malhão (Loulé) se mantêm em relação à edição de 2021, mas com aproximações diferentes às últimas subidas.

A maior novidade é a quarta etapa, por ser o contrarrelógio mais extenso dos últimos anos e por marcar o regresso ao percurso da corrida de Vila Real de Santo António, que já não recebia uma partida de etapa desde 2009.

Já a terceira tirada tem a particularidade de começar no Alentejo, em Almodôvar, e estende-se por 209,1 quilómetros, até Faro.

 

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

 

Em declarações aos jornalistas, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, explicou que a organização quis «manter a lógica de fazer pequenas alterações».

«As provas têm de ter sempre algo que surpreenda os atletas. Penso que este traçado favorece obviamente um corredor mais contrarrelogista, apesar de termos dificultado a montanha», considerou ainda.

No total, vão participar na Volta ao Algarve 174 corredores, de 25 equipas, 10 delas da categoria WorldTeam, a Liga dos Campeões do ciclismo.

Para Delmino Pereira, «os grandes candidatos são vastos», mas o presidente da Federação destaca Remco Evenepoel, que já ganhou a prova em 2020, como o principal pretendente à vitória final.

Há ainda nomes como David Gaudu (Groupama – FDJ), Geraint Thomas (INEOS Grenadiers) e Michal Kwiatkowski, também da INEOS, que são apontados como candidatos.

No ano passado, o algarvio João Rodrigues (W52-FC Porto) ganhou a Volta ao Algarve, numa edição diferente que decorreu em Maio e teve menos grandes nomes do ciclismo internacional.

Este ano, a elite regressa à região e Delmino Pereira perspetiva que seja mais difícil, para um corredor português, voltar a vencer – até porque João Almeida, da Deceuninck-Quick Step, não vai participar.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«O nível está mais alto, estamos numa fase muito inicial da época, mas estou certo de que as equipas portuguesas se prepararam cada vez mais para que este seja um dos pontos altos», explicou.

Entre as equipas portugueses, a Algarvia contará com a participação do Aviludo – Louletano e do Atum General/Tavira/AP Maria Nova Hotel.

Para João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), esta prova é um «excelente investimento» até porque «muita gente» vê ciclismo «com o objetivo de conhecer a região e as paisagens».

«Esta é uma prova que se está a consolidar, mas que também tem evoluído e muito acarinhada pelos autarcas. É uma aposta ganha do ponto de vista turístico», acrescentou. O retorno mediático, em 2021, foi de 14,7 milhões de euros.

De resto, em relação à presença de público, «haverá menos restrições do que no ano passado».

«O público pode estar na rua, haverá separação entre público e equipas, mas, em termos gerais, teremos uma Volta ao Algarve já bastante aberta», concluiu Delmino Pereira.

Quem não quiser assistir ao vivo, pode ver a Algarvia em direto na Eurosport, em 67 países, ou, em Portugal, na CMTV.

 

Percurso

16 de Fevereiro: 1.ª etapa: Portimão – Lagos, 199,1 km

17 de Fevereiro: 2.ª etapa: Albufeira – Fóia (Monchique), 182,4 km

18 de Fevereiro: 3.ª etapa: Almodôvar – Faro, 209,1 km

19 de Fevereiro: 4.ª etapa: Vila Real de Santo António – Tavira, 32,2 km (CRI)

20 de Fevereiro: 5.ª etapa: Lagoa – Malhão (Loulé), 173 km

 

Equipas

A Volta ao Algarve será disputada por 25 equipas. Dez formação são de categoria WorldTeam e cinco ProTeam, às quais se juntam as dez equipas continentais portuguesas inscritas na UCI para 2022:

WorldTeams: Astana Qazaqstan Team, Bora-hansgrohe, Cofidis, Groupama-FDJ, INEOS-Grenadiers, Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, Quick-Step Alpha Vinyl Team, Team Jumbo-Visma, Trek-Segafredo e UAE Team Emirates.

ProTeams: Alpecin-Fenix, Caja Rural-Seguros RGA, Euskaltel-Euskadi, Human Powered Health e Team Arkéa-Samsic

Continentais: ABTF-Feirense, Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Efapel Cycling, Glassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-Credibom-Marcos Car, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados e W52-FC Porto

 

Últimos vencedores

2021 – João Rodrigues (W52-FC Porto)

2020 – Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep)

2019 – Tadej Pogačar (UAE Team Emirates)

2018 – Michal Kwiatkowski (Team SKY)

2017 – Primož Roglič (Team Lotto NL-Jumbo)

2016 – Geraint Thomas (Team SKY)

2015 – Geraint Thomas (Team SKY)

2014 – Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep)

2013 – Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep)

2012 – Richie Porte (Team SKY)

 

 



Comentários

pub