Rede “De Nós para Nós” já apoia dezenas de pais de crianças portadoras de deficiência

Encontros passaram a ser bimensais

São já 36 os pais e cuidadores de crianças portadoras de deficiência que aderiram ao “De Nós para Nós”, um programa do Espaço Integrar da Câmara de Albufeira que criou uma rede de apoio que «está a dar uma resposta cabal à população de Albufeira, nacional e migrante».

No âmbito deste projeto, munícipes «com situações semelhantes na área da educação e cuidado de crianças e jovens com deficiência» reúnem-se para «falar dos seus problemas, das suas dúvidas e angústias, trocarem experiências e, acima de tudo, não se sentirem sós nesta árdua tarefa que é cuidar e educar uma criança portadora de deficiência», segundo a Câmara de Albufeira.

No decorrer dos encontros «verifica-se uma contínua procura de cuidadores e pais migrantes, em busca de uma vida melhor para si e para os seus filhos ou educandos. Muitas vezes estes vêm trabalhar para Albufeira com crianças a quem lhes foi diagnosticado uma perturbação ou uma deficiência, sentindo-se desamparados duplamente, por estarem num país estrangeiro e por terem um filho com problemas».

Em 2022, as reuniões «passam a acontecer todas as primeiras e terceiras sextas-feiras de cada mês, dado o aumento da procura e do interesse dos munícipes».

E se a criação da rede, já concretizada, era o principal objetivo deste projeto, há outras metas que também já foram cruzadas, nomeadamente a criação de «uma dinâmica que vai para lá destes momentos de encontro».

«Sendo que o concelho tem mais de 250 crianças com problemas de ordem física ou neurológica a frequentarem as escolas, existem também jovens adultos e crianças em idade pré escolar que, não estando a frequentar estabelecimentos de ensino, necessitam muitas vezes de apoio e encaminhamento, que o programa “De Nós para Nós” consegue proporcionar», descreve a Câmara de Albufeira.

Com estes encontros o Município de Albufeira «faculta informações para dar conhecimento dos direitos que têm, quais os serviços e apoios sociais que existem à sua disposição, bem como sobre quais os procedimentos para aceder aos mesmos, através da equipa dinamizadora deste projeto».

Quem quiser saber mais sobre o projeto pode contactar através do número telefónico 289 599 684/ 289246907 ou pelos e-mails: [email protected] ou [email protected].

 

 



 

Comentários

pub