Projeto “Raízes” avança em São Brás de Alportel para ajudar municipes a «germinar o futuro»

Projeto, integrado no programa “Bairros Saudáveis”, vai realizar um Mercado de Trocas, este domingo, dia 6 de Fevereiro

Foto: Arquivo Fotográfico Municipal de São Brás de Alportel

O projeto “Raízes”, integrado no programa “Bairros Saudáveis”, está a ser implementado no território de São Brás de Alportel, tendo o trabalho já começado com um Dia Aberto, no Espaço Multiusos do Bairro Social João Rosa Beatriz, e, este domingo, 6 de Fevereiro, será realizado um Mercado de Trocas, no Centro de Artes e Ofícios.

Segundo a autarquia são-brasense, o projeto tem como objetivos «promover o desenvolvimento das competências dos participantes, apoiando-os na construção do seu projeto de vida e na sua integração social e profissional», metas estas que se pretendem alcançar «com um trabalho de educação social e motivação a um processo de conhecimento e utilização de recursos, individualmente e em grupo, capacitando-os para que se tornem agentes da sua própria mudança».

É promovido em parceria pela Freguesia e pelo município são-brasense, sob coordenação do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel. Juntam-se à parceria, o Núcleo local do Exército de Salvação e a Associação In Loco, num projeto que pretende envolver a comunidade.

O projeto pretende que «os participantes ganhem raízes e ferramentas para poderem criar o seu rumo», tendo esta missão seis atividades, nomeadamente, GPS – Gerar Percursos de Sucesso, Contas à vida – Educação Financeira e Gestão Doméstica, Saber com Sabor – Promoção da Saúde e da qualidade de vida, Voz Ativa – Participação Cívica e Voluntariado, Horta Solidária – Da Terra para a mesa e Mercado das Trocas – Economia Social e Solidária.

 

Foto: Arquivo Fotográfico Municipal de São Brás de Alportel

 

A próxima atividade a ser promovida pelo projeto “Raízes” é um Mercado de Trocas, promovido em parceria com a Associação Mercado de Trocas, que irá realizar a sua primeira edição em São Brás de Alportel, na manhã deste domingo, 6 de Fevereiro, no Centro de Artes e Ofícios. Esta iniciativa vai ter uma regularidade mensal.

O projeto é dirigido a «pessoas em situação de vulnerabilidade/exclusão social por diferentes motivos, desde os baixos níveis de escolaridade a situações de trabalho precário ou desemprego, assim como baixa condição socioeconómica, a indefinição ou inexistência de projetos de vida ou ainda a baixa participação cívica/vazio ocupacional», salienta o município.

No âmbito deste projeto estão a ser realizadas obras no espaço da antiga sede da Freguesia de São Brás de Alportel para constituir um espaço de apoio para a comunidade.

 



Comentários

pub