“Projeto Ser” estimula autoestima das crianças e jovens das escolas de Albufeira

Iniciativa contempla 12 programas distintos, direcionados a diferentes elementos da comunidade escolar

A autoestima das crianças e jovens de Albufeira vai ser estimulada através do “Projeto Ser”, lançado pela Câmara Municipal e que ensinará os mais novos a valorizar as suas ações e a saber lidar com a frustração.

O “Projeto Ser” destina-se aos alunos do 1º ciclo e «desenvolve 12 programas, nomeadamente: “Hora de Relaxar” (pela equipa das AAAF´s às crianças dos Jardins de Infância), “Relaxa(mo)mento” (também aberto a professores e funcionários), “(A)Calma” (relaxamento guiado por áudio, alargado aos pais e encarregados), “SER Família” (atividades mensais diversas em todas as freguesias) e “Igual entre todas as Diferenças” nos CAA´s – Centros de Apoio à Aprendizagem (Apoio nas Unidades de Deficiência), constando de sessões semanais adaptadas a crianças/jovens especiais ou com diagnósticos, sendo que cada sessão é adequada a cada problemática», segundo a autarquia.

«Há ainda os programas “Saborear” (sensibilização das crianças e pessoal docente e não docente para a prática do “silêncio”, atenção plena e presença consciente, especialmente na hora da refeição) e “Escuta o teu coração” (para crianças do 2º ciclo), “Ouve a tua voz” (para alunos do 3º ciclo) e “Sente o teu ser”, que constam de nove audições mensais de exercícios com vista ao controle da respiração, de modo consciente e sequencial», acrescenta.

Nesta fase, a iniciativa «está a ser alvo de estudo por parte dos técnicos, no sentido de aferir da eficácia deste modelo de intervenção junto das crianças, ao nível da gestão das emoções».

Paralelamente, a Câmara de Albufeira está a desenvolver outro programa, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, chamado “Serenamente”, bem como um outro, designado “Ser Amor”, «para casos comportamentais mais “desafiantes” de crianças e jovens ainda sem diagnóstico, que implica sessões práticas de acompanhamento semanal», que está a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas Albufeira Poente.

«Numa altura em que as crianças estão a sair de um período de isolamento e de um clima de suspeição ao nível da saúde, trabalhar a área das emoções dos mais jovens é fundamental», considera José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

 



Comentários

pub