Projeto da AMIC promove “Culatra Responsável”

Projeto faz parte da Agenda para a Transição Energética dinamizada pela Iniciativa Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável.

Chama-se “Culatra Responsável” e é o nome do projeto que está a ser desenvolvido pela Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC), em parceria com a Câmara Municipal de Faro, a Make it Better, a SCIAENA, a Universidade do Algarve e a União de Freguesias de Faro, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis.

Segundo explica a AMIC, este é um projeto que pretende «a capacitação da comunidade da Culatra e organização de moradores, para o fomento da coesão social e promoção da cidadania plena, assentes nos princípios da participação e construção de soluções onde a comunidade se sinta confortável».

A iniciativa pretende também «afirmar um conjunto de iniciativas assentes na participação coletiva para o desenvolvimento de sistemas de apoio à promoção da justiça social, às condições práticas dos fundamentos da economia circular, à manutenção das atividades que caracterizam a matriz económica do núcleo piscatório e a forte ligação à gestão dos recursos e preservação de ecossistemas», acrescenta a associação de moradores.

As atividades previstas pelo projeto passam pela promoção da coesão social e territorial do Núcleo Piscatório da Culatra, através da capacitação da comunidade e estruturas locais, pela dinamização do Fundo de Responsabilidade Social e Ambiental da Culatra, para apoio ao combate à pobreza energética, pelo fortalecimento do processo de participação comunitária e organização de moradores, movimento associativo e cooperativo e grupos informais de cidadãos e pela promoção e operacionalização de conceitos e práticas de economia circular e partilhada, assente nos princípios de gestão sustentável e partilha de recursos, redução dos desperdícios, valorização das atividades económicas social e ambientalmente justas.

O “Culatra Responsável” pretende ainda desenvolver ferramentas de comunicação e informação para cidadãos e visitantes, através de campanhas de informação e colocação de sinalética informativa sobre os ecossistemas e medidas de proteção ambiental, com enfoque na questão da capacidade de carga do território.

Este projeto integra-se na Agenda para a Transição Energética dinamizada pela Iniciativa Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável.

 



Comentários

pub