Olhão não cobra derrama este ano

Olhão é uma das 107 autarquias que, a nível nacional, vai abdicar dessa receita

A Câmara de Olhão não vai cobrar derrama em 2022: ou seja, o valor do imposto sobre o lucro das empresas do concelho «vai ficar do lado dos empresários».

Olhão é uma das 107 autarquias que, a nível nacional, vai abdicar dessa receita em prol dos investidores locais.

«A nossa política é incentivar a instalação de novas empresas, bem como reduzir a carga fiscal das que aqui têm a sua sede», diz António Pina, presidente da Câmara de Olhão.

O autarca recorda ainda que, durante os dois últimos anos de pandemia, o Município «criou um conjunto de medidas de apoio aos empresários e às empresas do concelho, nomeadamente o não pagamento de taxas de ocupação do espaço público, aliando-se a isso a ‘Derrama Zero’”, que já vigora há vários anos».

A derrama é uma receita das autarquias, sendo cada vez mais aquelas que optam por não abdicar desses valores, muito embora abram exceções e criem isenções ou taxas reduzidas a empresas com determinadas características previamente definidas. Este ano, dos 308 municípios portugueses, 201 preparam-se para cobrar este imposto e, destes, 127 optam pela taxa mais elevada prevista na lei (1,5%).

 

 



Comentários

pub