Olhão antecipa atualização dos ordenados dos Bombeiros Municipais

Lei previa que a atualização da remuneração pudesse ser feita até Janeiro de 2025

A Câmara de Olhão antecipou em três anos a atualização dos ordenados dos Bombeiros Municipais de Olhão, ao concluir, em Janeiro, um processo gradual que só se previa que estivesse completo «no início de 2025».

Com este medida, pretende-se «valorizar o empenho destes profissionais», segundo a Câmara de Olhão.

«Após vários anos a auferir o salário mínimo, os bombeiros profissionais de Olhão viram no início deste ano as suas legítimas expetativas serem correspondidas», segundo António Pina, presidente da autarquia olhanense.

O edil frisa que o município «fez em três anos o que a lei previa que fosse feito em cinco, estando assim completa a justa e merecida atualização das remunerações destes profissionais altamente especializados».

«Em 2019, a alteração preconizada ao regime jurídico dos bombeiros profissionais da administração local aproximou o estatuto jurídico dos bombeiros municipais ao dos bombeiros sapadores, tanto em termos remuneratórios, como no que respeita às regras de promoção e de progressão na carreira», enquadrou a Câmara.

No que às remunerações dos bombeiros profissionais diz respeito, «os trabalhadores na base da carreira passaram do salário mínimo nacional (na época de cerca de 635 euros) para 952,41 euros».

Segundo a lei, esta atualização teria de estar «concluída a 1 de Janeiro 2025, com atualizações anuais de, pelo menos, 15% da diferença entre a remuneração resultante da alteração de categoria e a remuneração correspondente à categoria que detêm».

No entanto, «o município de Olhão antecipou essa transição. Assim, em 2020 procedeu prontamente ao aumento de 30% do valor, em 2021 de mais 45% e, em Janeiro de 2022, dos 25% que faltavam».

 

 



Comentários

pub