Oficinas Careers vão preparar desempregados de Portimão para o mercado de trabalho

A partir de 7 de Março

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Portimão vai promover a empregabilidade e as competências de gestão de carreira de pessoas desempregadas, em Oficinas Careers que terão lugar entre os dias 7 e 25 de Março, no Museu de Portimão, e a partir de 28 do mesmo mês, através de videoconferência.

O município portimonense é um dos quatro a nível nacional que aderiu a um projeto piloto da Associação Better Future cujo objetivo é «desenvolver competências de gestão de carreira e aprendizagem ao longo da vida junto de pessoas em situação de desemprego, de emprego precário, ou que queiram melhorar as suas qualificações».

Ao todo, haverá seis oficinas presenciais e três sessões à distância.

As inscrições, que são gratuitas, mas limitadas, podem ser feitas seguindo este link, através do qual também se podem obter mais informações.

«Com base no levantamento das expetativas e necessidades da população a que se destina o projeto, que tem amplitude nacional e arrancará no Algarve, os utilizadores serão ajudados a preparar-se para o mercado de trabalho ou a enfrentar o desemprego, contando para o efeito com a ajuda de uma equipa de psicólogos formados na área da Psicologia Vocacional e Desenvolvimento de Carreira», segundo a Câmara de Portimão.

Em paralelo, «a Plataforma MyMentor disponibilizará informações e ofertas de emprego na região algarvia, assim como conteúdos exclusivos e úteis ao desenvolvimento de competências de empregabilidade e gestão de carreira, encontrando-se disponível orientação online por um tutorial virtual.

A iniciativa visa «dar resposta ao aumento do desemprego e ao trabalho precário e instável existente no Algarve, resultado da elevada segmentação profissional, que tem como consequências a baixa escolaridade e qualificação da população ativa, a que se juntam os condicionalismos agudizados pela sazonalidade da atividade económica, que incide sobretudo no turismo».

A Universidade do Minho, da Ordem dos Psicólogos, da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional e do Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e as Câmaras Municipais de Loulé, Faro, Albufeira e Portimão são os parceiros da Associação Better Future nesta iniciativa.

O programa é financiado pelo programa operacional CRESC Algarve 2020 e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

 



Comentários

pub