Mostra da Laranja em Silves marca o regresso à normalidade no Algarve [com vídeo]

Com entrada livre, a Mostra Silves Capital da Laranja até tem uma ponte feita de…laranjas

 

 

«Nada melhor que esta nossa Mostra da Laranja de Silves para marcar o recomeço» das atividades no Algarve. Foi com estas palavras que Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal silvense, abriu esta manhã a 6ª Mostra Silves Capital da Laranja, que está a decorrer até domingo, dia 20, no exterior do pavilhão da Fissul.

A autarca salientou que, «no ano passado, não deixámos de fazer a 5ª Mostra, mas, por causa das restrições da pandemia, tivemos de nos reinventar, promovendo uma edição sobretudo online». Este ano, porém, com a Covid-19 a parecer, finalmente, dar tréguas, o certame regressa ao modo presencial, com os devidos cuidados.

Por isso, todos os expositores estão ao ar livre, num espaço nas traseiras da Fissul, à beira do rio Arade. Os concertos, por seu lado, têm lugar numa tenda gigante, com capacidade para 600 pessoas, com as entradas a ser sujeitas às regras ainda em vigor para as salas de espetáculo.

Quanto ao programa, Rosa Palma salientou que o objetivo foi «ir ao encontro de todas as faixas etárias e todos os gostos». Por isso, há desde teatro de marionetas para as crianças, à animação de rua permanente, ou aos concertos com nomes bem conhecidos, como Camané (esta noite), Jorge Palma (amanhã) ou Brasa Doirada (no domingo). Há também atividades para o setor da citricultura, como a Conferência Laranja XXI, que está a decorrer esta tarde.

E porque Silves representa «60% da produção de laranja do Algarve», embora não querendo assumir que ali se produz «a melhor laranja do mundo» – «isso cabe-vos a vós provar» -, a presidente da Câmara salientou que a Mostra, com os seus expositores de doces, licores, compotas, cerveja artesanal, vinho, e mil e uma propostas gastronómicas, é também um «desafio para os paladares». A juntar a isso, durante este fim de semana, os restaurantes de Silves escolheram a laranja para a base dos seus menus.

A marcar o início desta 6ª edição da Mostra, a animação esteve a cargo do grupo de Desporto Sénior de Silves, como se pode ver no vídeo:

 

E, tanto no certame, como em pontos nevrálgicos da baixa da cidade, há enormes e coloridas laranjas feitas em tricô pelos utentes dos Polos de Educação ao Longo da Vida.

Com entrada livre, a Mostra Silves Capital da Laranja até tem uma ponte feita de…laranjas.

 

Fotos e vídeo: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 



Comentários

pub