Melhores velejadores da Europa estão de regresso a Vilamoura

As equipas começaram a chegar no início de Outubro e só deverão partir a tempo de competir no prestigiado Troféu Rainha Sofia

O centro de estágios Vilamoura Sailing está em receber, desde Outubro, os «melhores velejadores da Europa». As condições meteorológicas voltam a ser chave para atrair tantos atletas para o Algarve.

Este centro de estágios atingiu a sua capacidade máxima com a presença de cerca de 400 velejadores que integram as mais importantes classes olímpicas de todo o mundo.

Foram cerca de 70 países que escolheram Vilamoura para fazer a sua preparação de Inverno, antes de começarem os campeonatos da Europa e do Mundo das respetivas classes.

«Se já não é novidade a preferência por Vilamoura das melhores equipas de vela olímpicas – classes Nacra 17, 49er, 49er FX, 470, Ilca 4 e Ilca 6 – a verdade é que nunca foi tão prolongada a sua estadia em Portugal», diz este centro de estágios.

 

 

As equipas começaram a chegar no início de Outubro e só deverão partir a tempo de competir no prestigiado Troféu Rainha Sofia, em Espanha, perfazendo seis meses em águas algarvias.

Também o número de velejadores que chegam a Vilamoura não tem parado de crescer. Neste momento, perto de 400 atletas usufruem diariamente das infraestruturas da Marina de Vilamoura e dos serviços logísticos e de apoio disponibilizados pelo Vilamoura Sailing.

De resto, desde 2018 que o Vilamoura Sailing aproveita a presença de tantos velejadores de classes olímpicas para realizar a prova Portugal Grand Prix, competição pontuável para o Ranking Mundial das classes 49er, 49er Fx e Nacra 17.

A partir de domingo, dia 20 e até 23 de Fevereiro os dias de treino transformam-se em alta competição, com centenas de velejadores olímpicos a darem espetáculo ao largo de Vilamoura.

 

 

Muitos deles são verdadeiros ícones da vela mundial, como o francês Franck Cammas, com recordes em várias travessias atlânticas, vitórias na Volvo Ocen Race e Extreme 40.

Pela primeira vez, o Portugal Grand Prix irá integrar também o Campeonato da Europa de Raceboard, disciplina do Windsurf.

«Adotámos uma estratégia de crescimento, para além das classes olímpicas. O Vilamoura Sailing investiu numa frota própria de J70, proporcionando assim aos atletas a possibilidade de competir, durante uns dias, numa classe altamente competitiva e noutros 5 dias na sua classe. O nosso objetivo é ter, em 2023, perto de 70 ou 80 embarcações J70 no Grand Prix, tornando esta prova ainda mais aliciante e de nível altamente competitivo», diz Nuno Reis, diretor do Vilamoura Sailing.

 



Comentários

pub