Maria da Graça Ventura apresenta “Por Este Mar Adentro” em Portimão

A obra, editada pela Tinta-da-china, aborda os êxitos e fracassos de mareantes e emigrantes algarvios na América hispânica

O livro “Por Este Mar Adentro”, de Maria da Graça Ventura, é apresentado na próxima sexta-feira, 11 de Fevereiro, a partir das 18h00, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. 

A obra, editada pela Tinta-da-China, aborda os êxitos e fracassos de mareantes e emigrantes algarvios na América hispânica.

A sessão é promovida em conjunto pela Câmara Municipal de Portimão e Tinta-da-China, cabendo ao professor Rui Loureiro apresentar o livro.

Neste livro, a autora escreve sobre a Carreira das Índias Ocidentais entre os séculos XVI e XVII, quando as gentes do mar do Algarve forneceram barcos, apetrechos e mão-de-obra qualificada ou abrigo, sobretudo no porto de Portimão, contribuindo para a interdependência económica e estratégica da região relativamente àquela rota.

«Alguns dos muitos algarvios que se aventuraram mar adentro rumo à América do Sul, nessa época, são resgatados da memória, ilustrando a teia de afetos que esse fluxo migratório originou a partir das principais vilas e portos do Algarve, com destaque para Portimão, Lagos, Faro, Loulé e Tavira», diz a Câmara de Portimão.

Maria da Graça Ventura é investigadora integrada no Centro de História da Universidade de Lisboa, investigadora associada no CHAM, membro da Asociación Española de Americanistas e da Associação de Historiadores Latino-Americanistas Europeus, sendo cofundadora e atual presidente do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, criado em 1995 na cidade de Portimão.

Tem sete livros publicados, a maioria dos quais sobre a Ibero-América, participando regularmente em numerosas obras coletivas, com capítulos de livros e artigos em revistas portuguesas e internacionais, sendo também avaliadora externa de diversas revistas nacionais e ibero-americanas.

 



Comentários

pub