Lagos: Reservatório para melhorar abastecimento de água no Barlavento concluído em Março

Obra custa 2,6 milhões de euros

A construção de um novo reservatório de água para consumo humano, em Lagos, que permitirá colmatar falhas no abastecimento deste bem essencial na zona do Barlavento, deverá estar concluída em Março, anunciou a Águas do Algarve, a empresa responsável por esta intervenção.

A criação desta nova reserva do Barlavento por parte da empresa multimunicipal de abastecimento de água e saneamento do Algarve motivou um investimento de cerca de 2,6 milhões de euros e visa assegurar «o necessário aumento da capacidade de armazenamento» associada à Estação de Tratamento de Água (ETA) das Fontainhas.

A obra contempla a construção de um novo reservatório «composto por duas células, cada uma com um volume de 5000 metros cúbicos (m3), representando um reforço total de 10.000 m3».

A nova infraestrutura será construída junto ao reservatório já existente, que tem uma capacidade de armazenamento de 1100 m3. No final, os dois depósitos funcionarão «como uma reserva única».

«Esta é uma zona deficitária no que toca ao abastecimento de água, nomeadamente na época alta», revelou ao Sul Informação Teresa Fernandes, porta-voz da Águas do Algarve.

Em causa está a zona servida pela ETA das Fontainhas, que apenas funciona nos picos da procura, nomeadamente  na época alta do turismo.

O novo reservatório visa promover «a capacidade de regularização» desta estação de tratamento, «evitando a interrupção do abastecimento nos pontos de entrega em alturas de ponta no consumo e em períodos de manutenção programada das infraestruturas».

 

 

Esta avultado investimento justifica-se, segundo Teresa Fernandes, com o aumento da «população residente e flutuante».

«Desta forma conseguimos garantir maior tranquilidade, bem como uma melhor resposta, ao mesmo tempo que aumentamos a resiliência e flexibilidade do sistema multimunicipal de abastecimento de água da região», resumiu.

«A empreitada da Nova Reserva do Barlavento encontra-se em fase de conclusão, estando em curso a aplicação o revestimento interior das células construídas, a execução dos arranjos exteriores e as ligações ao Reservatório Final de Lagos».

Além da construção das duas células, a intervenção contemplou a instalação de uma câmara de manobras, a interligação com a reserva existente e o desvio de uma conduta.

 

 

 



Comentários

pub