Lagos acolhe 1º Congresso do Cancro da Mama do Algarve

Iniciativa terá lugar no dia 18 de Fevereiro no Hotel Vila Galé de Lagos

O 1º Congresso do Cancro da Mama do Algarve irá realizar-se no dia 18 de Fevereiro, às 8h45, no Hotel Vila Galé de Lagos, numa iniciativa da Tecnifisio, tendo uma parte solidária com a inscrição a ser doada à Associação Oncológica do Algarve.

Este congresso tem como objetivo «abordar esta condição de forma multidisciplinar e biopsicossocial», promovendo «o empoderamento e o conhecimento a todas e a todos que, de um momento para o outro, são confrontados com este diagnóstico», diz a Tecnifisio, organizadora da iniciativa.

«Acreditamos que a literacia na saúde oferece em qualquer percurso de uma doença, maior motivação e empenho para a vencer, pois desmistifica medos e tabus, tão nefastos à qualidade de vida e ao bem-estar».

Segundo Tecnifisio, com base na American Cancer Society, «os avanços no diagnóstico e tratamento aumentaram a taxa de sobrevivência dos doentes oncológicos».

Contudo, «mantêm-se os problemas relacionados com os tratamentos oncológicos, nomeadamente incapacidades temporárias ou permanentes, que fazem com que estes doentes sintam a necessidade de procurar soluções para aumentar a sua qualidade de vida».

O congresso destina se a todos os doentes oncológicos, familiares, bem como aos profissionais de saúde que, não estando ligados diretamente à área de Oncologia, sintam necessidade de aprofundar os seus conhecimentos nesta temática.

É organizado por Tânia Camilo, fisioterapeuta e CEO da Tecnifisio, Jacqueline Tavares, fisioterapeuta e coordenadora da área da Oncologia da Tecnifisio, e por Conceição Andrade, fisioterapeuta na Mama Help Lisboa e colaboradora na Fundação Champalimaud.

A inscrição, obrigatória, tem um custo de cinco euros, valor que será doado à Associação Oncológica do Algarve.

Para se inscrever poderá fazê-lo através do site ou presencialmente na Tecnifisio, em Lagos.

 



Comentários

pub