Junta de Freguesia de VRSA promove ação sobre violência no namoro para as escolas

Iniciativa destina-se a jovens alunos e aos seus pais

A Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António vai promover, nos dias 22, 23, 24 e 25 de Fevereiro, uma ação para as escolas relativa à violência no namoro, com o tema “Namorar dá que falar”, em protocolo com a Universidade do Algarve, no âmbito do estágio em Educação Social.

Segundo a autarquia, «através de uma dinâmica de grupo, pretende-se alertar aos jovens a distinção de uma relação saudável, uma relação não saudável e uma relação abusiva/violenta».

Na terça-feira, dia 22, às 11h00, haverá uma sessão para os alunos da Escola Secundária de VRSA, enquanto no dia seguinte, à mesma hora, será a vez da Escola D. José I.

Na quinta-feira, 24, às 15h00, terá lugar uma sessão aberta para jovens da Freguesia, com participação especial de um grupo de alunos da Escola Secundária, que estão a realizar um estudo/trabalho no âmbito das pessoas LGBTI. A ação termina na sexta-feira, 25, às 18h30, com uma sessão para pais, no âmbito da Parentalidade Consciente.


«Nem todo o namoro/relação é um “Mar de Rosas”… e, por vezes de forma dissimulada e culturalmente definida como romântica, estão subjacentes comportamentos violentos (verbais, emocionais, físicos, psicológicos, etc.) que vão causando dor e confusão».

 

A Junta de Freguesia apela: «se tiveres 12 ou mais anos e pretenderes participar, podes perguntar na tua escola para os dias referenciados. Para os outros dias, podes ainda inscrever-te através do link https://forms.gle/XTppeyzGNtmyYkaJ9 ou enviar e-mail para [email protected] com os dados pessoais. Os pais também poderão inscrever-se através deste link ou enviar e-mail».

Hoje, dia 18, é a data limite de inscrição, tendo o máximo de até 30 pessoas. Estas atividades irão decorrer no salão multiusos da Junta de Freguesia, com a duração de 60 minutos.

Se pretender alguma informação ou esclarecimento adicional, poderá contatar a autarquia através do número 962 881 651.

É obrigatório o uso de máscara e respeitar as medidas de prevenção aplicáveis no âmbito da prevenção de contágio da doença COVID-19.

 
 



Comentários

pub