Fim do isolamento para contactos de risco, acabam testes para entrar em bares e discotecas

Alívio de medidas decidido após reunião de ontem no Infarmed

Quem tiver um contacto com um caso positivo de Covid-19, seja de alto ou baixo risco, vai deixar de fazer isolamento profilático. Também vão acabar os testes para entrar em bares e discotecas. Estas são duas das principais medidas que o Governo acaba de divulgar. 

De acordo com a ministra de Estado e da Presidência, estas novas regras vão entrar em vigor «nos próximos dias».

Entre as novas medidas, está também o fim da recomendação do teletrabalho e dos limites de lotação em estabelecimentos, equipamentos e outros locais abertos ao público.

O certificado digital vai deixar de ser exigido, salvo no controlo de fronteiras. Assim, entre outras situações, deixa de ser necessário apresentar o certificado digital para entrar em restaurantes.

A obrigatoriedade de apresentar um teste negativo para acesso a grandes eventos e recintos desportivos terminará.

Apesar deste alívio, continuarão algumas restrições.

O teste negativo, exceto para quem tenha certificado de recuperação ou dose de reforço da vacina, será obrigatório para visitas a lares ou pacientes internados em unidades de saúde.

Já o uso da máscara continuará nos espaços interiores onde é exigida atualmente, como hipermercados, salas de espetáculo, centros comerciais e transportes públicos.

No que diz respeito às escolas, nos recreios não será obrigatória, mas nas salas de aula sim.

Mariana Vieira da Silva disse, no briefing após o Conselho de Ministros desta quinta-feira, que este «é um momento muito importante: mais um passo para o regresso à vida normal».

Isto apesar de a ministra considerar que «ainda não é o momento de dizer que a pandemia acabou».

Questionada sobre o fim do boletim diário da Direção-Geral da Saúde com os dados da Covid-19, Mariana Vieira da Silva não respondeu diretamente, mas explicou que foi apresentado, pelos especialistas, um novo sistema que não se focará tanto nos infetados.

 

Resumo da situação atual e das medidas anunciadas hoje:

 

 



 

Comentários

pub