Faro já tem novo Centro de Vacinação junto ao Pavilhão Municipal da Penha

Gestão do Centro de Vacinação será da Administração Regional de Saúde do Algarve, sendo a logística feita pela Câmara Municipal de Faro

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

O município de Faro tem agora um novo Centro de Vacinação, a funcionar desde terça-feira, 1 de Fevereiro, que está instalado junto ao Pavilhão Municipal da Penha, numa tenda comprada pela autarquia e que ficará «permanentemente» neste lugar.

Depois do primeiro Centro de Vacinação «ter sido encerrado em Setembro», o município «ficou sem um ponto com boas condições para administrar a vacinação», realçou hoje Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, aos jornalistas, durante uma visita às novas instalações na manhã de hoje.

Depois de analisar a situação da vacinação no município, a autarquia chegou à conclusão de que «vamos levar muitos anos a ter que administrar vacinas a toda a população» e que era necessário «arranjar uma solução eficaz para este processo».

Nesse sentido, a Câmara, ao invés de arrendar um espaço, investiu 100 mil euros e comprou uma tenda multiusos «para ficar permanentemente junto ao Pavilhão Municipal da Penha» a funcionar como o único Centro de Vacinação do concelho.

«Tendo em conta que este processo durará muitos anos, seria muito mau se utilizássemos o Pavilhão Municipal da Penha para a vacinação e estivéssemos a privar a nossa população da prática desportiva e da realização de eventos neste espaço».

A gestão deste Centro de Vacinação de Faro será da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, sendo a logística assegurada pela Câmara Municipal.

 

Novo Centro de Vacinação de Faro – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

No primeiro dia de funcionamento, foram lá vacinadas « entre 400 a 500 pessoas», não se tendo «registado filas, nem nada», podendo a capacidade ser aumentada, se necessário.

Quanto ao Centro de Vacinação que existia no Fórum Algarve, este «foi encerrado». Funcionava com base num protocolo entre aquele centro comercial e a ARS, «do qual a Câmara de Faro não fazia parte».

Só que o Fórum «tinha já um compromisso para ter outra ocupação naquela loja», em Fevereiro, e isso obrigou a arranjar nova solução, realçou o edil farense.

Apesar do município estar a registar 400 novos casos diários de Covid-19, o autarca realçou que «a vacina está a resultar» e que, «felizmente ou infelizmente, estamos a ter agora muitas pessoas ainda a tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19».

Rogério Bacalhau aproveitou ainda o momento para apelar à vacinação dos farenses, pois «esta é a única forma de nos protegermos», evidenciando que «todos conhecemos pessoas vacinadas que estão neste momento infetadas, ou estiveram nos últimos tempos, e que não registaram sintomas graves da infeção».

«A vacina é a única forma que nós temos, neste momento, de combater o vírus», concluiu o edil de Faro.

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 

 



Comentários

pub