Covid-19: Portugal ultrapassa os 35 milhões de testes realizados

Segundo anunciou o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA)

Portugal ultrapassou esta semana os 35 milhões de testes realizados à Covid-19, desde o início da pandemia, segundo anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

O INSA assinala que esta marca, os 35.021.584 milhões de testes à Covid-19, foi alcançada esta terça-feira, 1 de Fevereiro, distribuindo-se em, aproximadamente, 19,2 milhões de testes TAAN/PCR e perto de 15,9 milhões de Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional. Nos 35 milhões de testes não estão incluídos os autotestes.

No mês de Janeiro, o país registou um novo máximo de testagem mensal à Covid-19, com cerca de oito milhões de testes efetuados, o que corresponde a uma média diária superior a 257 mil testes. Destes, aproximadamente 2,4 milhões foram TAAN/PCR e perto de 5,6 milhões foram TRAg de uso profissional.

O INSA relembra ainda que foi prolongado até 28 de Fevereiro o regime excecional e temporário de comparticipação dos Testes Rápidos de Antigénio nas farmácias e nos laboratórios aderentes, com vista ao reforço do controlo da pandemia.

«A reativação do regime excecional e temporário de comparticipação dos TRAg visa contribuir para a deteção e isolamento precoce de casos, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis, assim como reduzir e controlar a transmissão da infeção e monitorizar a evolução epidemiológica da Covid-19», conclui.

A nota do INSA realça ainda que, de acordo com os dados do ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (semana 3/2022), Portugal foi «o sexto país a realizar mais testes à Covid-19 na União Europeia, por 100 mil habitantes, na referida semana».

 



Comentários

pub