Centro Cultural e de Inovação de Bordeira estará pronto «no início do próximo ano»

Projeto foi idealizado há alguns anos e vem de uma aspiração da comunidade de Bordeira

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

O futuro edifício do Centro Cultural e de Inovação de Bordeira tem já a sua estrutura «finalizada», faltando «o trabalho mais de pormenor e mais demorado», explicou o presidente da Câmara Municipal de Faro, durante a visita que o autarca promoveu às obras. Rogério Bacalhau espera que os trabalhos estejam concluídos «no início do próximo ano».

«Este é um projeto idealizado há alguns anos e vem de uma aspiração da comunidade de Bordeira de ter aqui um equipamento cultural», explicou o autarca aos jornalistas, durante a visita que decorreu na semana passada, no âmbito do ciclo “Faro Positivo”.

O edil farense afirmou que «não é muito natural fazer um equipamento destes, com esta dimensão, fora dos meios urbanos», mas tem a certeza de que «Bordeira tem um movimento associativo e cultural muito forte que rentabilizará este espaço».

Chamado para explicar o projeto do Centro Cultural e de Inovação de Bordeira, António Palma, arquiteto municipal, anunciou que haverá uma sala de espetáculos, «com capacidade para cerca de 170 pessoas», uma régie equipada, uma sala de reuniões, bem como um bar/restaurante, «que servirá quem venha assistir às atividades que aqui ocorram».

Haverá ainda duas áreas expositivas, que contarão com o apoio de uma equipa do Museu Municipal de Faro na investigação e construção das narrativas destes espaços.

Apesar dos trabalhos ainda estarem numa fase preliminar, o presidente da Câmara explicou que um dos espaços será dedicado a «preservar a memória da pedra, divulgá-la e dar a conhecer uma zona em que se trabalha muito esta matéria-prima, tanto em bruto como num estilo mais artístico», e o outro será destinado ao acordeão, que tem também grandes tradições na terra.

O arquiteto António Palma revelou que este projeto «foi um desafio», pois a Sociedade Bordeirense «queria uma sala de espetáculos com 300 metros quadrados». O desafio foi cumprido e, «apesar do edifício ter bastantes recortes», estão a ser construídos outros espaços complementares.

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

No primeiro andar, haverá uma área polivalente destinada sobretudo a ensaios e à programação de atividades e eventos culturais. O edifício tem ainda uma cave com várias salas e compartimentos, onde irão ficar as casas de banho.

Quanto à inauguração do Centro Cultural, as perspectivas é de que esteja pronto no início do próximo ano, «a tempo de ainda recebermos as charolas neste espaço», realçou Rogério Bacalhau.

A construção deste edifício representa um investimento municipal de pouco mais de 1,5 milhões de euros, e conta com um financiamento comunitário de 15%, após candidatura da Câmara de Faro ao CRESC Algarve 2020, fundos geridos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Com a construção deste Centro Cultural e de Inovação de Bordeira, é intenção da autarquia adquirir um terreno adjacente para «servir para atividades culturais, mas também, a dado momento, para estacionamento».

 

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 

 



Comentários

pub