Castro Marim instala equipamentos de telemetria para melhorar eficiência hídrica no concelho

Investimento ronda os 250 mil euros

Barragem de Odeleite – Flávio Costa|Foto de Arquivo

A Câmara Municipal de Castro Marim está a instalar equipamentos de telemetria para controlo de consumos de água nos espaços verdes municipais e a criar ZMC’s (Zonas de Medição e Controlo) nos sistemas de abastecimento de água para consumo humano, anunciou, esta quarta-feira, 16 de Fevereiro, a autarquia. A medida tem o objetivo de «proteger e melhorar a gestão dos recursos hídricos no concelho».

Este investimento resulta de uma candidatura ao Fundo Ambiental, «realizada em estreita colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito da eficiência hídrica, nomeadamente na melhoria de infraestruturas e tecnologias de gestão de rega em espaços verdes urbanos e na modernização e controlo ativo de perdas», explica a Câmara de Castro Marim.

No âmbito desta iniciativa, estão a ser instalados 125 controladores de rega e cinco antenas/estações exteriores para comunicação nos cerca de 70 espaços verdes municipais, nas freguesias de Altura e Castro Marim.

«Esta modernização dos serviços de abastecimento de água e controlo ativo de perdas de água na rega representam um investimento total de cerca de 250 mil euros, garantindo uma maior eficiência dos serviços, a identificação das perdas de água na rede, leituras mensais e reais e um melhor e mais eficaz controlo de fraudes nos sistemas de contadores», realça a autarquia.

Estão ainda a ser instalados 36 equipamentos de controlo e medição da rede de abastecimento municipal, «que se associarão assim ao processo de leitura e faturação por sistema de telemetria já em curso desde 2019».

Esta tecnologia permite «um controlo em tempo real de consumos de água e deteção de roturas, possibilitando a otimização e redução de consumos».

«Estamos a trabalhar no sentido de ter um município cada vez mais sustentável, resiliente e adaptado às consequências das alterações climáticas a que temos vindo a assistir, sobretudo na região algarvia, como o aumento da temperatura média anual, os grandes períodos de seca e seca severa ou a subida do nível médio do mar», declarou a vice-presidente da Câmara Filomena Sintra.

A autarca sublinha ainda que esta estratégia inclui também um plano de investimentos em viaturas elétricas, que disponibiliza para os seus serviços internos e para deslocações mais longas, a instalação de Postos de Carregamento Normal (PCN), a instalação de parqueamentos para bicicletas em vários pontos do concelho e o desenvolvimento do projeto “Triangulo Ciclável”, que ligará, por ciclovias, Vila Real de Santo António, Castro Marim ou a Praia Verde.

 



Comentários

pub