“Carnaval de Loulé a fugir do bicho” com exposição virtual, mercadinho e baile online

Tal como aconteceu em 2021,a Avenida José da Costa Mealha receberá dois carros alegóricos

O Carnaval de Loulé ainda não vai voltar ao formato habitual, mas a cidade não vai deixar passar a data em claro e, de 24 de Fevereiro a 3 de Março, haverá uma exposição virtual, um mercadinho de rua especial e até um baile online. 

À semelhança do que aconteceu em 2021,a Avenida José da Costa Mealha receberá dois carros alegóricos que estarão em exibição para que se possa apreciar o trabalho que é feito na Oficina do Carnaval.

O ex-responsável pela task-force da vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo, será a figura de proa de um dos carros – aqui transformado no “Navio Escola Sagres”.

Também no Largo Afonso III será colocado um carro alegórico, enquanto que na Cerca do Convento e no Largo de S. Francisco serão criados elementos decorativos alusivos à quadra festiva. Todos estes apontamentos têm como objetivo recordar que Loulé é terra de Carnaval e que o seu corso é o mais antigo do país, com cerca de 116 anos de existência.

Na segunda-feira, dia 28 de Fevereiro, às 21h30, será a vez do tradicional Baile de Carnaval que, pelo segundo ano, decorrerá em formato online. Com emissão a partir do Auditório do Solar da Música Nova, vai ser transmitido através das plataformas da Autarquia (Facebook e Youtube) e contará com a animação musical do grupo Fora D’Horas.

Este ano, o baile será dedicado a Feliciano Guadalupe, músico que ao longo dos anos participou de forma intensa nestas festividades e que faleceu recentemente.

No Domingo Gordo (27 de Fevereiro) e na Terça-Feira de Entrudo (1 de Março), os foliões poderão desfrutar da iniciativa “Carnaval a Passear”. Um autocarro com música de Carnaval e um grupo de animação vai percorrer as principais ruas da cidade, levando o ritmo, as cores, a boa disposição, alegria e todo o espírito folião à população e a quem está de passagem pela cidade.

Este será, de resto, um complemento ao comércio e é precisamente para promover a atividade comercial e apoiar os lojistas que está já em marcha uma campanha de incentivo ao comércio local.

A par da produção de um catálogo, serão atribuídos vouchers por cada 10 euros de compras realizadas, que depois de devidamente preenchidos, habilitarão a um sorteio em vales de compras no comércio local. O sorteio realizar-se-á a 24 de Março.

Por outro lado, os comerciantes foram também desafiados a decorar a rigor as montras dos seus estabelecimentos. Com o apoio do espólio de fatos e adereços de Carnaval do Município, já é possível ver nas lojas da Praça da República e da Rua 5 de Outubro (“Rua das Lojas”), alguns dos trajes que fazem parte da história do Carnaval de Loulé.

No sábado (das 10h00 às 17h00) e domingo (14h00 e as 17h00), 26 e 27 de Fevereiro, na Avenida José da Costa Mealha, decorrerá o “Mercadinho de Carnaval”, iniciativa que contará com dezenas de expositores de artesanato e produtos agroalimentares, que trazem à cidade as tradições serranas algarvias.

 



Comentários

pub