Campanha pelo direito à habitação passou em Olhão

Iniciativa é promovida pela EAPN Portugal – Rede Europeia Anti Pobreza

Olhão foi um dos locais de passagem de uma campanha pelo direito à habitação, promovida pela EAPN Portugal – Rede Europeia Anti Pobreza, cujo objetivo é «chamar a atenção do público em geral e do poder político em particular, nomeadamente das autarquias, para a necessidade premente de fazer cumprir o direito fundamental à habitação consagrado na Constituição».

Uma comitiva desta instituição visitou este concelho na passada semana e entregou a Elsa Parreira, vereadora da Câmara de Olhão um tijolo impresso com o apelo ao cumprimento do artigo 65.º da Constituição.

Esta oferta foi «uma forma simbólica de lançar a “primeira pedra” da construção de respostas mais eficazes de acesso a uma habitação digna, pois é na população com menos rendimentos que a dificuldade em conseguir uma habitação se agudiza», segundo João Calão, representante do Núcleo Distrital de Faro da EAPN.

A entrega simbólica do tijolo visa ainda «desejar a todos os autarcas um mandato profícuo, que consiga contemplar as necessidades de todos os cidadãos», segundo a Câmara de Olhão.

Para Elsa Parreira, «a problemática da habitação e do seu acesso é complexa e a sua resolução envolve múltiplos setores da sociedade, do público ao privado, do nacional ao local».

A vereadora olhanense sublinhou «o papel primordial» que esta questão ocupa nas prioridades do executivo, «que pretende continuar a materializar as suas competências no que diz respeito à garantia dos olhanenses à habitação, seja através do parque habitacional municipal, seja através da oferta de fogos construídos a custos controlados».

 



Comentários

pub