Atleta da Quinta do Lago é a primeira mulher a vencer torneio da Federação Portuguesa de Golfe

Torneio realizou-se este domingo, 6 de Fevereiro, no Montado Hotel & Golf Resort, em Palmela

Foto: Filipe Guerra | Federação Portuguesa de Golf

A jovem atleta Sofia Barroso Sá, representante da Associação Quinta do Lago, tornou-se, este domingo, 6 de Fevereiro, na primeira mulher a vencer um torneio do Circuito da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), ao encabeçar a classificação final que contemplou 111 atletas, 22 dos quais profissionais.

A campeã nacional absoluta ganhou o 1.º Torneio do Circuito FPG, que decorreu no Montado Hotel & Golf Resort, em Palmela, superando por uma única pancada um membro do Challenge Tour, Tomás Melo Gouveia, e por cinco pancadas uma jogadora do Ladies European Tour Access Series, Leonor Guimarães Bessa.

Segundo a FPG, esses três jogadores «foram os únicos a bater o par do campo», desenhado por Jorge Santana da Silva, com Sofia Sá a totalizar 138 pancadas, seis abaixo do par, após voltas de 69 e 69, enquanto Tomás Melo Gouveia somou 139, menos cinco que jovem atleta. Já Leonor Bessa totalizou 143 pancadas.

A FPG recorda que, no dia 1 de Dezembro, Leonor Bessa «já tinha sido pioneira ao tornar-se na primeira jogadora a vencer um torneio misto de profissionais, no PGA Portugal Open, no Amendoeira Golf Resort, em Silves». Aqui, para vencer, «teve de derrotar, num play-off, o seu namorado», Tomás Melo Gouveia, que «voltou a ser o vice-campeão» no torneio deste domingo.

A Federação realça que «o feito de Sofia Sá é ainda mais impressionante por ser uma prova com os melhores amadores e muitos dos bons profissionais portugueses e ter o triplo dos participantes».

A jogadora, que representa a Associação Quinta do Lago, garantiu a vitória da classificação mista, «graças a um birdie no último buraco, no emblemático 18 de par-3, com o green situado numa ilha».

«O meu objetivo, como é óbvio, não era ganhar aos profissionais, mas claro que fico contente. É sinal que o trabalho que tenho vindo a desenvolver tem dado frutos», disse a atleta Sofia Barroso Sá que, apesar de residir em Belmonte, representa um clube no Algarve, onde treina com José Ferreira.

«Ontem fiz 27 putts e tive um resultado de três abaixo do par, enquanto na semana passada, no Internacional de Portugal, nos dois dias em que joguei abaixo do par, tinha feito 32 putts, acertando bastantes greens». Já hoje acertei mais greens e fiz 31 putts», acrescentou Sofia Sá.

Já Miguel Franco de Sousa, presidente da FPG, referiu que esta vitória «não poderia ter sido mais célere e inequívoca».

Em declarações ao programa “Golfe Report”, da SIC Notícias, o presidente afirmou que «a Sofia tem apresentado uma regularidade de resultados absolutamente extraordinária» e que «há cada vez mais meninas a jogar e a treinar» pois «têm condições, têm quadros competitivos nacionais e internacionais, têm bons apoios dos seus clubes e das suas estruturas técnicas».

Miguel Franco de Sousa garantiu ainda que «um dos grandes objetivos da FPG é recuperar o Ladies Open de Portugal, uma prova que merece estar no calendário do Ladies European Tour».

Os premiados do 1.º Torneio do Circuito FPG de 2022, no Montado Hotel & Golf Resort, foram os seguintes:
• 1.ª da classificação geral, Sofia Barroso Sá (Associação Quinta do Lago);
• 1.º da classificação de profissionais, Tomás Melo Gouveia (Atlantic Partners Asia);
• 1.º da classificação masculina de amadores, Pedro Clare Neves (Club de Golf de Miramar);
• 1.ª da classificação feminina net, Francisca Salgado (Quinta do Peru Golf & Country Club);
• 1.º da classificação masculina net, Duarte Gonçalves (Club de Golf de Miramar);

O segundo Torneio do Circuito FPG está marcado para os dias 2 e 3 de Abril, no Oporto Golf Club, em Espinho.

 



Comentários

pub