Associação dos Guias Intérpretes do Algarve comemora dia da profissão em Loulé

AGIGARVE já entregou na AR a proposta de regulamentação da profissão de guia-intérprete

Uma conferência sobre «Turismo Inclusivo», uma visita guiada ao Centro Histórico de Loulé e um almoço de confraternização foram as iniciativas escolhidas pela AGIGARVE (Associação dos Guias Intérpretes do Algarve) para assinalar, a 21 de Fevereiro, o Dia Internacional do Guia Intérprete.

O programa vai decorrer em Loulé, começando às 10h30, na Junta de Freguesia de São Sebastião (Rua José António Madeira), com a conferência sobre «Turismo Inclusivo», proferida por Nélia Guerreiro, técnica da TUR4ALL e especialista do sector para turismo acessível a pessoas com necessidades específicas.

Ao meio dia, terá lugar uma visita guiada ao Centro Histórico de Loulé, seguindo-se, uma hora depois, um almoço de confraternização e convívio com a presença da maioria dos 51 sócios da AGIGARVE, vindos de todo o Algarve e que terá, entre outras entidades, a presença de Fátima Catarina, vice-presidente da RTA, e da cantora Viviane, madrinha da associação.

No ano de 1985, foi constituída a WFTGA (World Federation of Tourist Guide Association), reunindo os muitos milhares de profissionais deste importante segmento profissional do turismo, realçando bem a elevada importância universal desta atividade.

No corolário da vivência associativa e da própria expansão do turismo, a WFTGA para celebrar o perfil e profissionalismo destes agentes instituiu em 1990 o «Dia Internacional do Guia Intérprete» que é assinalado, em todo o Mundo, a 21 de Fevereiro.

Segundo a WFTGA, um dos grandes objetivos é a inserção na vida local da atividade dos seus associados como verdadeiros embaixadores da região junto dos que nos visitam.

Apesar das vicissitudes vividas pelo turismo por via da pandemia de Covid 19, a AGIGARVE salienta que tem «desenvolvido uma ação verdadeiramente meritória, que ora vai ser vivida e reforçada em Loulé», com estas comemorações..

A Associação acrescenta que, «entre as bandeiras empunhadas pela AGIGARVE, figura a regulamentação, pela Assembleia da República, do exercício da profissão de guia-intérprete, cujo texto já foi admitido a discussão pelos diversos grupos parlamentares e respetiva Comissão».

 



Comentários

pub