Arade Azul assinala Dia Mundial das Zonas Húmidas com limpeza de lixo na ria de Alvor

Comunidade escolar foi chamada a ajudar na limpeza de lixo

O Arade Azul, promovido pela Associação Teia D’Impulsos, voltou a assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, no dia 2 de Fevereiro, com especial enfoque para a educação ambiental junto da comunidade escolar.

A Teia D’Impulsos convidou as turmas do 5.º B e C das escolas EB 2,3 Júdice Fialho e EB 2,3 Nuno Mergulhão, de Portimão, para se juntarem à causa junto à ria de Alvor.

Assim, nos dias 2 e 4 de fevereiro, «ambas as escolas tiveram a oportunidade de descobrir mais acerca da temática, através de jogos didáticos, e de ajudar na limpeza costeira da zona tendo em vista a preservação daquela zona húmida, reconhecida a nível mundial pela Convenção Ramsar», explica a Teia D’Impulsos.

Com máscaras, luvas, sacos de lixo, camaroeiros e pás, as crianças «tomaram conta do areal junto à ria de Alvor e iniciaram os seus trabalhos». Divididas em pequenos grupos, «cada elemento ficou responsável por um saco para determinado tipo de resíduos, outro por uma garrafa onde depositar as beatas de cigarros e uma das crianças levava consigo uma tabela de registo onde ia anotando os materiais encontrados».

Todas as crianças mostraram-se «bastante interessadas e entusiasmadas com o facto de contribuírem para a proteção do meio ambiente», realça a Teia D’Impulsos.

Estes dois dias de ação do Arade Azul contaram com a participação de 62 crianças, que «conseguiram recolher um total de 150 quilogramas de resíduos na praia, entre 1.013 unidades de plástico, 674 unidades de outros materiais como beatas e 279 unidades de papel e cartão».

A iniciativa contou com o apoio da Docapesca, que acompanhou as atividades e ofereceu brindes às crianças, da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, que procedeu à recolha e separação dos resíduos encontrados, da Junta de Freguesia de Alvor e do Município de Portimão.

 

 



Comentários

pub