“Antígona” é uma das próximas “Cenas de Teatro” em Faro

Espetáculos terão lugar nos dias 18, 19 e 20 de Fevereiro, na Antiga Fábrica da Cerveja, em Faro

Coro, “Antígona”

O projeto artístico “Cenas de Teatro” traz agora à cena a tragédia de “Antígona”, com dramaturgia e encenação de Neusa Dias, a ter lugar nos dias 18 e 19 de Fevereiro, às 21h30, e a 20, às 17h00, na Antiga Fábrica da Cerveja, em Faro.

A partir do texto clássico de Sófocles, e das “Antígonas” modernas de Bertolt Brecht, de Jean Anouilh e António Pedro, assiste-se agora «ao derradeiro momento da vida de Antígona antes de ser emparedada viva numa caverna, por ter desobedecido às ordens do rei (Creonte)», diz a organização do “Cenas de Teatro”.

«Para ela é inconcebível negar cerimónias fúnebres a um dos seus irmãos, Polinices, considerado traidor e inimigo da cidade, enquanto a seu outro irmão, Etéocles, tido como propício à cidade, é concedida sepultura honrosa, depois dos dois irmãos perecerem às mãos um do outro. Por transgredir o édito de Creonte, Antígona morrerá».

Neste espetáculo «não entram todas as personagens da tragédia que Sófocles criou, nem o Coro é formado por homens velhos». Nesta adaptação são apenas cinco as personagens que contam a história e, ao contrário do que sucedia na Grécia Antiga, «todas são interpretadas por mulheres, sem qualquer transfiguração de género perante personagens masculinos».

No elenco participam as artistas Marta Gorgulho e Neusa Dias e dez estagiárias do Curso Profissional de Intérprete/Actor/Actriz da Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro.

Os bilhetes para os espetáculos terão um custo de seis euros e poderão ser adquiridos nos dias e local de apresentação ou reservados/comprados antecipadamente através do e-mail [email protected].

 

 

Antes da estreia do espetáculo, nos dias 10, 11 e 12 de Fevereiro, também na Antiga Fábrica da Cerveja, realizam-se sessões de leitura, cabendo ao público ler em voz alta o texto de Sófocles.

Estas iniciativas de leitura são de participação gratuita, devendo os interessados fazer a sua inscrição através do e-mail [email protected].

Sem qualquer pretensão de atuação performativa, os participantes «são convidados a experimentar o chamado “trabalho de mesa” por que passam frequentes vezes os artistas de teatro na criação de um espetáculo», realça a organização.

A leitura conta com a orientação da equipa artística e tem como objetivo «divulgar de forma animada o texto e o seu autor, mas também ajudar o leitor/espectador a compreender a situação dramática proposta pelo texto teatral, libertando-o dessa necessidade no momento em que assiste à representação, capacitando, assim, talvez, o espectador para uma melhor atenção aos signos e significados presentes no espetáculo teatral».

O “Cenas de Teatro” é um projeto artístico independente, composto por cinco espetáculos, a que se associam cinco leituras teatrais.

A acontecer em Faro até Julho, esta iniciativa terá lugar em diferentes espaços culturais da cidade, nomeadamente a Associação 289, Antiga Fábrica da Cerveja, CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, Biblioteca Municipal de Faro, Club Farense.

Este é um projeto financiado pelo ministério da Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, município de Faro e Direção Regional de Cultura do Algarve.

Para mais informações poderá consultar a página de Facebook da iniciativa ou enviar um e-mail para [email protected].



Comentários

pub