Algarve reativa furos públicos e limita captações particulares para mitigar efeitos da seca

Também há várias medidas de contingência associadas à Barragem da Bravura

Barragem da Bravura – Imagem de Arquivo – Foto: The Understands – Aljezur BTT Team

A reativação de captações públicas de água subterrânea, um maior controlo dos furos particulares nos aquíferos mais vulneráveis e a suspensão de licenças para novas captações e a impermeabilização do canal do perímetro de rega do Alvor para redução de perdas são algumas das medidas de contingência aprovadas num encontro realizado ontem, em Lagos, que juntou representantes de diversas entidades públicas e privadas do Algarve.

O objetivo desta reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul da Comissão de Gestão de Albufeiras, convocada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), serviu para avaliar e implementar medidas de contingência, face ao agravamento da situação hidrológica no Algarve e à situação de seca extrema que afeta toda a região.

Além dos presidentes das Câmaras do Algarve, que ainda vão discutir e aprovar medidas a implementar a nível concelhio, que, como o Sul Informação avançou, passam pela redução da rega e pelo encerramento de fontes, entre outras, o encontro de ontem contou com representantes da CCDR Algarve, da Águas do Algarve, do setor agrícola e associações de regantes, do setor turístico e de empresas de golfe e entidades públicas de âmbito nacional e regional com competências na área do ambiente, recursos hídricos, agricultura, proteção civil, entre outras.

No final, e «após análise e discussão», foram aprovadas mais de uma dezena de medidas de contingência, anunciou a APA.

Do lado da poupança da água das barragens e dos aquíferos, mantém-se a decisão de usar a Barragem da Bravura exclusivamente para abastecimento público, «suspendendo-se temporariamente os restantes usos».

Ainda no que respeita a esta barragem, que está com menos de 15% da sua capacidade total, será ponderada a redução da carga piscícola e feita a «avaliação a eventual captação de volume morto da albufeira da Bravura».

Por outro lado, serão reativadas as captações públicas de água subterrânea nos concelhos de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur, bem como iniciada a exploração da captação para rega agrícola na massa de água Luz-Tavira.

As medidas incluem ainda a «avaliação da produção de culturas temporárias a efetuar pela Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão» e a «impermeabilização do canal do perímetro de rega do Alvor para redução de perdas».

No que toca aos furos de privados, decidiu-se implementar «o autocontrolo adicional nas captações particulares de água subterrânea em massas de água de maior vulnerabilidade e com maior intensidade de exploração», bem como manter «a suspensão temporária de novas pesquisas de água subterrânea, nas massas de água condicionadas e na área crítica litoral».

Também se continuará a implementar a reutilização de águas residuais tratadas e serão promovidas campanhas de sensibilização para o uso racional da água, «destinadas à população em geral, aos agentes económicos e entidades públicas».

 

 



Comentários

pub