Algarve: Livro assinala «um século de vivência cristã» da Casa de Santa Isabel, em Faro

Instituição foi criada para acolher meninas que ficaram órfãs e em precárias condições, por causa da pandemia da Gripe Pneumónica

Foto: Folha do Domingo (DR)

O bispo do Algarve escreveu o prefácio do livro «Casa de Santa Isabel 1919 – 2019, cem anos de bem-fazer – um século de vivência cristã», da autoria do jornalista João Leal, sobre a instituição de cariz católico que acolhe menores em risco do sexo feminino, em Faro.

D. Manuel Quintas assinala que cada uma das suas páginas da nova publicação guia o leitor “no percurso deste já longo e fecundo caminho” e introduz na “arte de ‘bem-fazer’ de sucessivas gerações, reflexo da sociedade farense de cada tempo”, divulgou o jornal “Folha do Domingo”, esta quinta-feira.

Para o bispo do Algarve, o livro «Casa de Santa Isabel 1919 – 2019, cem anos de bem-fazer – um século de vivência cristã» é uma “oportuna iniciativa” de promover a recolha e a publicação destas “«memórias», deixando aos vindouros este rico património”.

A direção da IPSS recorda, na apresentação do novo livro, que a Casa de Santa Isabel, em Faro, foi fundada para “responder a uma grave crise humanitária e socioeconómica”, em resultado do surto denominado ‘Gripe Pneumónica’ que “afetou a população algarvia”.

“A pandemia de então provocou elevados índices de mortalidade na região, deixando muitas crianças órfãs e em precárias condições, sobretudo as do sexo feminino. Foi para estas que foi erigida a Casa de Santa Isabel na cidade de Faro, inicialmente denominada de Asilo de Santa Isabel”, acrescenta.

A instituição foi criada pela ação do então bispo do Algarve, D. António Barbosa Leão, e um grupo de quatro senhoras ligadas à Ordem Terceira Franciscana, em 1919, num espaço anexo à igreja e ao convento de São Francisco, cedido pelos franciscanos.

A direção da Casa de Santa Isabel explica ainda que este livro surge da comemoração do centenário da instituição, que “teve o seu ponto alto no dia 4 de julho de 2019, e incluiu uma palestra do professor João Leal”, jornalista que escreveu «Casa de Santa Isabel 1919 – 2019, cem anos de bem-fazer – um século de vivência cristã».

O jornal «Folha do Domingo», da Diocese do Algarve, informa que a instituição particular de solidariedade social de natureza associativa, acolhe cerca de 160 crianças e jovens, dos três aos 18 anos, tem valências Lar de Infância e Juventude e de Creche e Jardim de Infância, e um corpo técnico de cerca de 35 funcionários.

A Casa de Santa Isabel foi distinguida pela Câmara Municipal de Faro, com a Medalha de Mérito Municipal – grau ouro, em 2005.

 

 



Comentários

pub