Albufeira recebe mostra de cinema universitário “Sophia Estudante 2022”

Peter Webber, o realizador do filme “Rapariga com Brinco Pérola”, é presença confirmada numa das masterclasses

Albufeira vai transformar-se, de 4 a 13 de Março, no palco da Sétima Arte, na área do cinema universitário, ao acolher a mostra “Sophia Estudante 2022”.

Para o efeito, o Município assinou, na passada quarta-feira, dia 2 de Fevereiro, um protocolo de colaboração com a Academia Portuguesa de Cinema – Associação
Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas, numa iniciativa que tem por objetivo incentivar e motivar futuros cineastas, estimular os institutos de ensino e o seu corpo docente e favorecer o debate e a partilha de experiências, através da presença de diversos especialistas nacionais e internacionais.

“Esta é uma excelente notícia para Albufeira, uma vez que significa o princípio de um caminho em que estamos a dar os primeiros passos, no sentido de promover a sétima arte e incentivar as jovens gerações de albufeirenses, incutindo-lhes o gosto pelo cinema, nomeadamente pelos filmes portugueses”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Os filmes candidatos aos Prémios “Sophia Estudante 2022” foram produzidos, em português, pelos alunos dos estabelecimentos do ensino superior e técnico durante o ano letivo de 2020/2021.

José Carlos Rolo destaca que se trata de uma excelente oportunidade para os jovens do concelho verem o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos futuros cineastas, assistirem a palestras e terem contacto com realizadores nacionais e internacionais e, eventualmente, “deixarem-se contagiar pelo fascínio da profissão”.

Em paralelo, acrescenta, “Albufeira tem uma excelente centralidade e todas as infraestruturas necessárias para acolher eventos ligados à sétima arte, naquela que consideramos ser uma aposta clara no desenvolvimento do binómio cultura/turismo”.

Por sua vez, Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema, agradeceu a confiança do Município em acolher os Prémios Sophia Estudante, em Albufeira, numa iniciativa que pretende contribuir para a descentralização da promoção do cinema como veículo cultural. “Espero que este seja o início de uma longa história de um evento que irá promover Albufeira e a região do Algarve a nível nacional e internacional”, concluiu.

A apresentação detalhada do programa está agendada para o próximo dia 4 de Março, numa Conferência de Imprensa, marcada para as 15h00, que irá contar com a presença de vários realizadores de cinema.

Entretanto, podemos adiantar que o programa, que vai decorrer em Albufeira, de 4 a 13 de Março, inclui diversas masterclasses, exposições, projeções e mesas redondas, subordinadas ao tema “A Realização no Cinema”, bem como debates dedicados ao “Cinema Tecnológico” (cinema do futuro).

Peter Webber, o realizador do filme “Rapariga com Brinco Pérola”, é presença confirmada numa das masterclasses.

A Gala dos Prémios Sophia 2022 está agendada para o dia 13 de Março, às 15h00, no Auditório Municipal de Albufeira.

 

 



Comentários

pub