A Filó da Praça de Faro é um doce que quer andar na boca de todos

Mercado de Faro faz hoje 15 anos desde a inauguração após obras

Filipa Carmo – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Chama-se “Filó da Praça” e tem «duas estrelas»: a amêndoa e a laranja. O novo doce de Faro, apresentado esta terça-feira, 8 de Fevereiro, usa produtos que se encontram todos os dias nas bancas do Mercado Municipal e quer ser um embaixador da cidade. 

Filipa Carmo é a autora da receita.

A Ambifaro, empresa municipal que gere o Mercado, lançou a ideia e esta farense, formada na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, não a deixou escapar.

Uma das premissas deste doce, que serviu para assinalar hoje os 15 anos do “novo” Mercado, após as obras de remodelação, é usar produtos que se podem encontrar à venda todos os dias naquele espaço.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«Dois desses produtos, seja qual for a época, são a amêndoa e a laranja e, por isso, tinham de ser as estrelas da Filó da Praça», conta, sorridente, Filipa Carmo.

«Eu só uso produtos vegetais e, para mim, fez todo o sentido usar somente esses ingredientes», acrescenta.

À amêndoa e à laranja junta-se a massa filo e, assim, nasceu o novo doce, sem açúcares adicionados, que já vai começar a ser vendido amanhã, dia 9, no Mercado de Faro.

A confeção, explica Filipa, é «o mais simples possível» porque a receita foi entregue às pastelarias do mercado para que também possam fazer filós.

«Tentei simplificar ao máximo: não é preciso grandes técnicas… só que o produto seja bom», diz.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Henrique Gomes, presidente do Conselho de Administração da Ambifaro, explica que a ideia é envolver todos os espaços do Mercado que tenham «comidas e bebidas e condições para a conservação».

Filipa Carmo também está a dar formação aos operadores do Mercado e amanhã, dia 9, «já haverá filós» à venda.

O preço ainda não foi revelado, mas vai estar «em linha com a pastelaria normal, como pastéis de nata e queques».

É que um dos objetivos deste novo doce é «atrair gente ao Mercado de Faro», sejam do concelho ou «de fora».

«É um argumento de vendas para a própria cidade e para o próprio turismo», conclui Henrique Gomes.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 



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