Um “velho amigo” interativo, a cor dos olhos e um retrato arrasador do Algarve entre as mais lidas de 2021

Conheça as dez peças mais lidas do ano… e mais algumas

O mapa interativo da evolução dos casos da pandemia de Covid-19 no Algarve, com quase dois milhões de visualizações, continua a ser rei e é já um “velho amigo” de muitos leitores. Mas, em 2021, ao contrário do ano anterior, a Covid-19 não é dominante nas peças mais lidas do ano, com artigos de ciência, cultura e de economia entre as que ocupam o topo da lista.

Depois de ontem termos focado os momentos mais importantes do ano, numa infografia, hoje, dia 2 de Janeiro do novíssimo 2022, damos conta de quais foram as peças mais lidas no ano que findou.

E foram muitas as visualizações que o Sul Informação teve: perto de 17 milhões (16.911.306), o que dá, em média, quase um milhão e meio por mês e acima de 46 mil visualizações por dia.

Boa parte delas, mais precisamente 1.870.588, são “culpa” do mapa interativo de casos, que é atualizado diariamente e já está online há cerca de ano e meio.

No total, esta infografia, que entretanto foi renovada e melhorada, já teve perto de 3 milhões de visualizações (2.931.326).

 

 

Curiosamente, este nem sequer é o único artigo que “transita” do ano anterior entre as mais lidas.

Há outro, mas já lá vamos.

Seguindo a ordem correta, o segundo lugar do pódio pertence ao artigo de ciência  “Há novidades na genética da cor dos olhos”.

No total, foram 114.729 as visualizações obtidas por esta peça.

A fechar o pódio está outra peça da nossa secção de ciência, que remonta a Abril de 2020 e informa sobre as consequências do novo SARS-COV-2.

Em 2021, este artigo foi acedido 101.424 vezes. No total, as visualizações desta peça, que no final de 2020 também era a terceira mais lida do ano, ascendem a 232.794.

Da ciência, passamos para a história, nomeadamente para a série de artigos “O Algarve em 1867 ou um retrato arrasador dos algarvios e da região”, um dos quais, o dedicado aos concelhos de Albufeira, Alcoutim e Aljezur, obteve 56.344 clicks.

No entanto, os sete artigos desta série escrita pelo Aurélio Nuno Cabrita, que dão conta do retrato pouco lisonjeiro dos 16 concelhos do Algarve feito por um Governador Civil acabado de chegar à região, tiveram, no conjunto, perto de 160 mil visualizações (159.789).

No último artigo desta série, sobre Portimão e VRSA, que pode ser acedido aqui, há links para todos os textos anteriores.

 

 

A quinta posição da lista também é ocupada por uma notícia não relacionada com a Covid-19. E este artigo sobre o final do teto máximo de 40 euros nos passes dos transportes públicos ferroviários nem precisou de muito tempo para subir ao topo da lista, uma vez que foi publicada há poucos dias, a 22 de Dezembro, mas já foi vista 55.124 vezes.

Um assunto que também gerou muito interesse entre os leitores do Sul Informação foi o recolher obrigatório, uma medida do Governo de combate à propagação da pandemia que foi imposta em diferentes momentos.

É a notícia sobre o regresso desta limitação a mais de metade dos concelhos do Algarve, publicada em Julho,  que ocupa a sexta posição dos artigos mais lidos no Sul Informação, em 2021, com 53.290 visualizações.

Outro artigo que envolve o recolher obrigatório, neste caso ao fim de semana e publicada logo nos primeiros dias do ano, numa altura em que a pandemia dava sinais de piorar e muito – o que se confirmou – também está no top 10, neste caso, na 8ª posição, com 49.187 clicks.

Entre estes dois artigos, em 7º, situa-se um sobre uma bóia cardeal que deu à costa na praia Maria Luísa, em Albufeira (51.672 visualizações).

Na 9ª posição (45.370 leituras), está uma peça sobre a nova Variante de Olhão à EN125, uma obra que será paga integralmente com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência.

A fechar o top dez está outra notícia relacionada com a pandemia, neste caso com a lista de concelhos de risco, que serviu de guia para a aplicação de medidas de contenção da pandemia mais ou menos restritivas em diferentes concelhos. Este artigo foi lido 42.974 vezes.

 

 

Fora deste lote de dez artigos, mas todos com mais de 35 visualizações, estão três peças que  também merecem destaque.

Em 11º está uma notícia, vista 39.970 vezes, relativa aos avanços e recuos no desconfinamento, no Algarve, mas também em Odemira, um concelho que passou por grandes provações e esteve no centro das atenções – e da polémica – durante muito tempo.

Em 12º e 13º estão, respetivamente, um artigo sobre dois empreendedores, um alentejano e o outro algarvio, que apostaram numa fábrica de máscaras em Odemira (38.970 visualizações) e uma peça sobre o fim da seca (35.691 visualizações.

 

 

 



Comentários

pub