«Tavira no século XVI através do olhar da arqueologia» é tema de palestras em São Brás e Lagoa

As palestras são promovidas pela Associação Arqueológica do Algarve

«Tavira no século XVI através do olhar da arqueologia» é o tema da conferência que as arqueólogas Sandra Cavaco e Jaquelina Covaneiro vão dar na próxima terça-feira, dia 1 de Fevereiro, em dois locais, a horas diferentes: Museu do Traje em São Brás de Alportel, às 14h30, e Convento de São José, em Lagoa, às 18h00.

As palestras são promovidas pela Associação Arqueológica do Algarve (AAA) e a sua dispersão tem a ver com a «distribuição geográfica dos membros e amigos» da AAA.

Enquadrando as palestras, as suas autoras salientam que, «no século XVI, Tavira era uma das cidades mais importantes de Portugal, e o seu porto era um dos mais movimentados, negociando com navios de todo o Mediterrâneo, vendendo mercadorias e importando todo o tipo de produtos».

«Foi uma época de grande riqueza e a cidade cresceu em tamanho e importância. Alguns testemunhos deste passado podem ser vistos nas ruas de Tavira, nos seus edifícios, igrejas e conventos, mas outros foram escondidos por várias camadas de tempo e a arqueologia vai, lentamente, recuperando-os».

Nesta palestra, as arqueólogas vão partilhar «algumas destas evidências», estando o motivo da escolha deste tema ligado com os 500 anos da elevação de Tavira a Cidade, comemorado a 16 de Março.

Sandra Cavaco nasceu em Mértola e cresceu no Algarve. Licenciada pela Universidade de Lisboa (1999), mestre pela Universidade do Algarve (2012) e atualmente doutoranda na Universidade de Évora. A trabalhar na Câmara Municipal de Tavira desde 2001, os seus principais interesses de investigação incluem história/arqueologia local e cerâmica medieval/moderna. Sandra é membro fundadora do Grupo CIGA (Cerâmica Islâmica de Gharb al‑Andalus).

Jaquelina Covaneiro nasceu em Coimbra e cresceu em Ourém (Santarém). Licenciada pela Universidade de Coimbra (1995), obteve um mestrado pela Universidade de Lisboa (2005). A trabalhar na Câmara Municipal de Tavira desde 2002, os seus principais interesses de investigação incluem história/arqueologia local, cerâmica medieval/moderna e estudos de fauna. Jaquelina é também membro fundadora do Grupo CIGA.

 



Comentários

pub