Salvador Sobral, exposição e visita guiada ajudam Lagos a celebrar 449 anos como cidade

Foi a 27 de Janeiro de 1573 que o Rei D. Sebastião reconheceu Lagos como cidade

Um espetáculo de Salvador Sobral, a apresentação de um livro sobre gastronomia, a inauguração de uma exposição de artistas locais e uma visita guiada. Estas são algumas das atividades com que Lagos vai celebrar, de 27 a 29 de Janeiro, o 449º aniversário de elevação a cidade. 

Foi a 27 de Janeiro de 1573 que o Rei D. Sebastião reconheceu Lagos como cidade, processo iniciado em 1504 com a atribuição do Foral por D. Manuel I. Este reconhecimento acabaria por reforçar a cidade como uma das mais importantes localidades da História de Portugal, em especial no período dos Descobrimentos portugueses.

Para assinalar a efeméride, a programação começa logo no dia 27 de Janeiro, às 17h00, com a apresentação do livro “Baía de Lagos – Comida do Mar” no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI, uma homenagem à gastronomia local tão intimamente ligada ao mar.

No mesmo dia, às 19h00, a Orquestra Clássica do Sul vai dar o concerto “Contrastes e Afinidades”, uma interpretação de temas de Bach, Stravinsky e Mozart.

No dia 28, às 21h30, Salvador Sobral regressa a Lagos para apresentar o seu novo trabalho, “bpm”, num concerto no Centro Cultural de Lagos.

O dia 29 estará bastante preenchido com atividades que decorrerão durante todo o dia.

De manhã, terá lugar a visita guiada “Lagos, D. Sebastião e Memórias” que esgotou as inscrições em apenas algumas horas. Mas as homenagens a D. Sebastião não se ficam por aqui, sendo que às 15h00, no Centro Cultural de Lagos, os historiadores Artur de Jesus e José António Martins falarão sobre o tema na palestra “Lagos, Terras do Infante, D. Sebastião e o Sebastianismo”.

Ainda no Centro Cultural, será inaugurada a exposição do LocalARTE, projeto que visa apoiar e promover a comunidade artística local. Serão quarenta e nove os artistas participantes a ter as suas obras expostas neste equipamento cultural até 19 de Março.

A programação fecha com a exibição da curta-metragem “Memórias do Futuro”, projeto elaborado pela associação cultural “A Caravana” nas cidades de Lagos, Santarém e Sever do Vouga que simboliza um importante tributo a todas as avós e à sua experiência e memórias.

Nestes três dias de celebrações, haverá também oportunidade de visitar gratuitamente todos os equipamentos museológicos do concelho.

 

 



Comentários

pub