PSD: Dados do INE reforçam necessidade de diversificar a economia do Algarve

Luís Gomes realça que «temos de apostar em novos setores capazes de tornar a economia algarvia mais resiliente, mais atrativa e mais estável»

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação (Arquivo)

O PSD Algarve alerta que os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) vieram evidenciar «a necessidade de diversificar a base económica da região algarvia, dependente do turismo», tal como os candidatos têm vindo a propor ao longo das últimas semanas.

Segundo o PSD Algarve, o boletim do INE, divulgado em Dezembro, dá conta de «uma redução de 16,7% do Produto Interno Bruto da região, em 2020, impulsionada pelo decréscimo da atividade do comércio, transportes e alojamento e restauração».

Apesar de «ter havido uma queda» em todo o país, os dados relativos ao Algarve representam «o dobro do verificado a nível nacional (8,4%) e estão mesmo acima dos apontados para a Região Autónoma da Madeira (14,3%), também ela fortemente dependente da atividade turística», explica o PSD Algarve.

«A economia do Algarve depende, em cerca de 60% do turismo e esta é uma realidade que queremos mudar. O turismo faz parte da região, não o podemos negar nem esquecer, mas o Algarve não pode estar tão exposto a crises sob pena de enfrentar consequências graves como verificámos em 2020 e 2021 com a redução drástica da atividade turística», refere o cabeça de lista pelo PSD Luís Gomes.

«Temos de apostar em novos setores capazes de tornar a economia algarvia mais resiliente, mais atrativa e mais estável», explica Luís Gomes.

Para dar mais força à economia do Algarve, os candidatos do PSD propõem medidas como «a aposta no setor das tecnologias de informação através da construção do cluster TIC no Algarve, partindo do Algarve Tech Hub».

O setor agrícola «deve também merecer um especial destaque através da aposta em produtos como a laranja, os limões, a alfarroba, os figos e as amêndoas. Esta aposta permitirá criar mais riqueza e, ao mesmo tempo, mais postos de trabalho, mais duradouros e menos dependentes das condicionantes externas».

Aproveitando as oportunidades que o mar oferece, «deve ser criado um cluster ligado à economia azul como ferramenta crucial do desenvolvimento regional», conclui o PSD Algarve.

 



Comentários

pub