Projeto “Ação Lixo Marinho!” superou «todas as expetativas» em 2021

Projeto visa sensibilizar e mitigar para a proliferação de lixo marinho em Portugal e no planeta

Nem a pandemia impediu que o projeto “Ação Lixo Marinho!” de superar «todas as expetativas» em 2021 e de mobilizar «mais de 4700 participantes» em ações de sensibilização e de mitigação «a proliferação de lixo marinho em Portugal e no planeta».

Este projeto liderado pelo Centro Ciência Viva de Tavira e que junta, entre outras entidades, os CCV de Lagos e de Faro  e a Universidade do Algarve,  levou «a problemática do lixo marinho a múltiplos públicos em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas, de modo a incentivar a conservação do Oceano e a prevenção da poluição no mar e zonas costeiras».

Ao longo de 2021, os parceiros do “Ação Lixo Marinho!”, voltaram não só a sensibilizar para a proliferação do lixo marinho, «mas que também incentivaram a reflexão sobre os seus impactos no Oceano, na economia e nas comunidades locais, com o objetivo de favorecer a mudança progressiva dos comportamentos de consumo e de gestão de resíduos como forma de mitigar o problema e seus efeitos», segundo o CCV de Tavira.

Os coordenadores do projeto destacam a vertente «de ciência cidadã, que constituem a medula deste projeto», que está a poucos meses da sua conclusão oficial.

«Para além de contribuírem com dados para o estudo do lixo marinho em Portugal, estas ações levam os participantes a compreenderem a real dimensão do problema do lixo marinho ao nível local. Assim, em 2021, realizaram-se 37 campanhas sazonais de monitorização de lixo marinho em 16 praias de Portugal Continental e Regiões Autónomas, em que 12 dessas campanhas foram especificamente dirigidas à observação e identificação de microplásticos no areal», revelam.

Fora as atividades regulares de ciência cidadã, o projeto também contemplou diversas ações sensibilização adaptadas a diferentes públicos e faixas etárias.

«Estas vão desde horas do conto e teatros de sombras para a comunidade pré-escolar, até oficinas criativas de recuperação e reaproveitamento de resíduos, e de exploração de temas técnico-científicos, como as propriedades físico-químicas do plástico e a observação e identificação de microplásticos no meio ambiente, para alunos do ensino básico e secundário, passando pela instalação de exposições e espaços dedicados à educação sobre lixo marinho e gestão de resíduos», segundo o CCV de Tavira.

 

 

Além das comunidades escolares e das camadas mais jovens da sociedade, os parceiros do projecto “Ação Lixo Marinho!” também organizaram eventos dirigidos ao público em geral, «em mercados locais, feiras e praias, com atividades de divulgação de informações sobre estilos de vida sustentáveis e consumo responsável», bem como «as já tradicionais limpezas de praia, contabilizando mais de 90 atividades direcionadas para o público escolar e geral».

Também foram realizadas oito tertúlias, onde se abordou «o problema do lixo marinho de vários prismas» e se procurou «promover o diálogo entre diversas partes interessadas (como associações de pescadores, por exemplo), decisores locais (entidades administrativas e de governança), investigadores e o público em geral».

A gravação de algumas dessas tertúlias estão disponíveis online.

O projeto Ação Lixo Marinho! insere-se na temática da Literacia do Oceano e está presente em todo o território nacional graças ao consórcio liderado pelo Centro Ciência Viva de Tavira e do qual fazem parte mais 11 entidades portuguesas ligadas à divulgação de ciência (Centro Ciência Viva do Algarve, Centro Ciência Viva de Lagos, Centro Ciência Viva do Lousal, Centro Ciência Viva de Vila do Conde e Expolab – Centro Ciência Viva), investigação (ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, o Instituto Português do Mar e Atmosfera, e a Universidade do Algarve) e gestão ambiental (Agência Portuguesa do Ambiente e Cascais Ambiente) e à defesa do meio ambiente (Marmeu – Associação de Defesa do Ambiente).

Este projeto é co-financiado pelo Fundo Azul, um mecanismo de incentivo financeiro da Direção-Geral da Política do Mar destinado a patrocinar atividades que se relacionem com o domínio do mar, entre as quais as que promovem a proteção e monitorização do meio marinho.

 

 

 

 

 



Comentários

pub