Portugal já fez 30 milhões de testes à Covid-19 desde o início da pandemia

Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

Portugal já realizou cerca de 30 milhões de testes à Covid-19 desde o início da pandemia, revelou esta terça-feira, 18 de Janeiro, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Segundo os dados do INSA, que reportam ao final da semana passada, dia 14 de Janeiro, foram feitos «aproximadamente 17,7 milhões de testes TAAN/PCR e perto de 12,4 milhões de testes rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional».

«Em apenas quatro dias (de 11 a 14 de Janeiro), o país voltou a ultrapassar a marca de um milhão de testes, dos quais mais de 770 mil (70%) foram TRAg de uso profissional. Estes dados não incluem os autotestes».

Desde o início do ano, até à passada sexta-feira, «realizaram-se perto de 3,3 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19, com uma média diária de cerca de 233 mil testes. Destes, cerca de um milhão foram TAAN/PCR e mais de 2,2 milhões foram TRAg de uso profissional».

Em Dezembro, Portugal alcançou um novo máximo de testagem mensal à Covid-19, com mais de 5,4 milhões de testes, o que equivale a uma média diária superior a 174 mil testes. No dia 30, foi mesmo atingido um novo máximo de testagem diária, com 402.756 testes realizados.

O INSA recorda também que cada utente tem direito aos quatro testes, TRAg de uso profissional, gratuitos por mês, medida esta do Governo que «pretende reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia Covid-19.

A reativação do regime excecional e temporário de comparticipação dos TRAg visa «contribuir para a deteção e isolamento precoce de casos, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis, assim como reduzir e controlar a transmissão da infeção por SARS-CoV-2 e monitorizar a evolução epidemiológica da Covid-19», conclui o INSA.

 



Comentários

pub