Portimão mostra desenhos do “(a)Riscar o Património 2022”

Na Casa Manuel Teixeira Gomes

Oito desenhos rápidos realizados no âmbito do projeto “(a)Riscar o Património 2022” vão poder ser vistos numa exposição que estará patente entre os dias 21 de Janeiro e 25 de Fevereiro na Casa Manuel Teixeira Gomes, na zona ribeirinha de Portimão.

Os trabalhos que compõem esta mostra foram «executados ao sabor do instante, em cadernos de diferentes dimensões e características, captando lugares, ambientes, pessoas, momentos e monumentos, sempre sob inspiração do património, tema transversal ao projeto em tudo o que encerra de diverso e universal», segundo a Câmara de Portimão.

O desafio foi lançado pela Direcção-Geral do Património Cultural, a entidade que promove o projeto “(a)Riscar o Património 2022”, com apoio dos UrbanSketchers Portugal.

Esta é de «uma iniciativa inovadora que tem como base o (re)conhecimento do património português através do desenho, numa componente lúdica e descontraída, e abarca um número cada vez mais alargado de intervenientes, assumindo uma vertente progressivamente mais abrangente e próxima das comunidades, mercê das atividades que vem multiplicando».

Com a passagem por Portimão, «a mostra cumpre o propósito essencial de disseminar, um pouco por todo o país, o resultado desta apropriação criativa do património cultural através do desenho, no caso concreto em colaboração com o Mestrado Integrado em Arquitetura do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, sediado na cidade, e o núcleo algarvio dos UrbanSketchers».

Quer pela variedade de localidades e temas representados, quer pela diversidade dos registos gráficos, únicos na sua multiplicidade de cores, traços, abordagens e suportes, esta exposição evoca, segundo os promotores, «a extraordinária riqueza do mundo que nos rodeia e a nossa própria capacidade de interpretar e de interpelar a realidade: e é, por essa razão, cativante para todos os públicos».

A Casa Manuel Teixeira Gomes funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 e às 12h30 e das 14h30 às 16h30.

 

 



Comentários

pub