PCP acusa Governo de não pedir assistência à UE para apoiar danos do incêndio de Castro Marim

Populações atingidas pelo incêndio de Agosto continuam à espera de apoios do Estado português

Foto: Rúben Bento | Sul Informação (Arquivo)

O eurodeputado do PCP João Pimenta Lopes questionou a Comissão Europeia para saber se o Estado Português tinha acionado a mobilização de fundos comunitários com vista à disponibilização de apoios às populações afetadas pelo incêndio de Castro Marim.

Segundo o PCP, a comissária europeia Elisa Ferreira informou, em resposta ao eurodeputado, que «até à data, a Comissão ainda não recebeu, por parte de Portugal, nenhum pedido de assistência do Fundo de Solidariedade da União Europeia a título dos danos causados pelos incêndios florestais».

A «ausência de qualquer iniciativa» neste sentido por parte do Governo português «contrasta com as promessas realizadas no Verão passado de apoios às populações atingidas».

«Uma realidade que é também confirmada pelo facto de muitos dos que perderam bens nesse incêndio estarem até hoje à espera de qualquer apoio por parte do Estado», salienta.

O PCP chama a atenção que «neste incêndio se verificou a destruição de milhares de hectares de matos e florestas, de habitações, infraestruturas e equipamentos».

Esta é uma situação que, «dada a ausência de uma verdadeira política de prevenção dos incêndios florestais, inseparável de um maior investimento público, do apoio à promoção da atividade agrícola, de combate à desertificação dos territórios e promoção de um outro ordenamento florestal, se tem tornado numa rotina de Verão nas serras algarvias».

Para os comunistas, «é incompreensível que o Estado português não mobilize todos os recursos que estão disponíveis, incluindo fundos comunitários, para apoiar as populações» e reclama, «não apenas uma outra política para a floresta e o mundo rural, mas também medidas imediatas de apoio a quem foi vítima deste incêndio».

 



Comentários

pub