“Monstrare” regressa a Loulé na primeira edição da Algarve Film Week

Iniciativa vai decorrer de 18 a 23 de Janeiro

A Monstrare – Mostra Internacional de Cinema Social regressa a Loulé para uma nova edição, que terá lugar de 18 a 23 de Janeiro, integrando a primeira edição da Algarve Film Week, uma iniciativa que reúne, numa semana, vários eventos cinematográficos. .

Segundo a autarquia louletana, a mostra, uma iniciativa da Câmara Municipal e do Loulé Film Office, é composta por sessões de curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais, assim como debates e uma masterclass sobre realização de cinema.

A realizar-se entre o Cineteatro Louletanto, Auditório do Solar da Música Nova, Casa do Meio Dia e Escola Secundária de Loulé, a Monstrare vai arrancar na terça-feira, dia 18 de Janeiro, com uma sessão de esclarecimento para jovens, intitulada “Saúde Mental e a Pandemia”, que contará com a presença do psicólogo Luís Neves e de Nuno Murcho (Administração Regional de Saúde do Algarve) na Escola Secundária de Loulé.

No mesmo dia, à noite, vão ser apresentadas três curtas-metragens portuguesas no Auditório do Solar da Música Nova, sendo elas “A Viagem”, de Henrique Lopes, “Macabre”, de Jerónimo Rocha e João Miguel Real e “Erva Daninha”, de Guilherme Daniel.

Também o Festival Caminhos do Cinema Português foi convidado a programar duas sessões no Algarve Film Week, no dia 19 de Janeiro.

Neste dia, o público poderá assistir a uma sessão composta pelos filmes “O Lobo Solitário”, de Filipe Melo, e “O Que Resta”, de Daniel Soares, a curta de animação “O Macaco”, de Xosé Zapata e Lorenzo Degl´Innocent, uma coprodução Portugal e Espanha e a longa-metragem “Clube dos Anjos”, realizada pelo brasileiro Angelo Defanti, numa coprodução Portugal/Brasil.

 

 

No terceiro dia, o jornalista Carlos Albino e Miguel Fernandes do Algarve Tech Hub estarão em debate sobre Inteligência Artificial na Casa do Meio-Dia. Já no Auditório do Solar da Música Nova é exibido “Desculpa! Uma História Sobre Bullying”, de Dave Schram, um filme holandês que se debruça sobre a questão do bullying nas escolas, tendo como base o livro de Carry Slee.

O realizador quarteirense Bernardo Lopes, que em 2021 recebeu inúmeros prémios pela sua curta “Moço”, entre eles o Prémio Sophia para Melhor Curta-Metragem, vai dar uma masterclass, no dia 21 de Janeiro, sobre realização de cinema, no auditório da Escola Secundária de Loulé.

Ainda no mesmo dia é exibido o documentário de animação “Flee”, premiado em Sundance e Annecy, e que fez parte da seleção oficial de festivais como Cannes ou IndieLisboa. Realizado pelo dinamarquês Jonas Poher Rasmussen, conta a história verídica de um homem que, prestes a casar-se, decide revelar o seu passado como refugiado afegão.

O jornalista de cinema Rui Pedro Tendinha regressa a Loulé para a 2ª edição dos prémios Cinetendinha, numa cerimónia que será transmitida em live streaming, a partir do Cineteatro Louletano. Estes prémios pretendem distinguir os melhores filmes e atores nacionais de 2021.

A mostra termina no domingo, dia 23 de Janeiro, às 17h00, com a exibição de “28 ½”, a segunda longa-metragem do realizador português Adriano Mendes. O filme centra-se na personagem de Teresa, interpretada por Anabela Caetano, ao longo de um dia e de uma noite difíceis.

A Monstrare – Mostra Internacional de Cinema Social 2022 é de entrada gratuita.

 

Programa 8ª edição do Monstrare

18 Janeiro
15h00 – Debate/Sessão de Esclarecimento para jovens: Saúde Mental e a Pandemia com Luís Neves (Psicólogo) e Nuno Murcho (ARS)
Local: Auditório da Escola Secundária de Loulé
21h00 – Curtas-Metragens
A Viagem, de Henrique Lopes (Portugal)
Macabre, de Jerónimo Rocha e João Miguel Real (Portugal)
Erva Daninha, de Guilherme Daniel (Portugal)
Local: Auditório do Solar da Música Nova

19 Janeiro
Festival Convidado: Caminhos do Cinema Português
15h00 – Curtas-metragens
O Macaco, de Xosé Zapata e Lorenzo Degl´Innocenti (Portugal/Espanha)
O Lobo Solitário, de Filipe Melo (Portugal)
O Que Resta, de Daniel Soares (Portugal)
Local: Auditório da Escola Secundária de Loulé
21h00 – Longa-metragem
Clube dos Anjos, de Angelo Defanti – 98min (Portugal/Brasil)
Local: Auditório do Solar da Música Nova

20 Janeiro
18h00 – Debate: Inteligência Artificial com Carlos Albino (Jornalista) e Miguel Fernandes (Algarve Tech Hub)
Local: Casa do Meio-Dia
21h00 – Longa-metragem
Desculpa! Uma História Sobre Bullying, de Dave Schram – 95 min (Holanda)
Local: Auditório do Solar da Música Nova

21 Janeiro
15h00 – Masterclass: Bernardo Lopes
Local: Auditório da Escola Secundária de Loulé
21h00 – Documentário
Flee, de Jonas Poher Rasmussen – 90min (Dinamarca)
Local: Auditório do Solar da Música Nova

22 Janeiro
Prémios Cinetendinha
17h00 – Streaming e gravação para Broadcast
Local: Cineteatro Louletano

23 Janeiro
17h00 – Longa-metragem
28 ½, de Adriano Mendes – 92min (Portugal)
Local: Cineteatro Louletano

 



Comentários

pub