Loulé ajuda IPSS e associações com 1,1 milhões de euros

No total, foram assinados 33 contratos-programa

A Câmara de Loulé vai apoiar Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e associações sociais do concelho com cerca de 1,1 milhões de euros ao longo deste ano. 

Os 33 contratos-programa foram assinados no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

«O funcionamento geral das instituições, a realização de obras de conservação dos edifícios ou o apoio à eficiência energética são as principais áreas a que se destina este subsídio que a Câmara Municipal de Loulé canaliza anualmente para o setor social, acorrendo, assim, às necessidades das populações mais fragilizadas e em risco», explica a autarquia.

«É dinheiro público que esta Câmara decide investir na rede de organizações, associações, lares e outras instituições de apoio social. Temos muito orgulho neste apoio porque sabemos que é uma maneira importante de chegar às pessoas que precisam de ajuda. Poucos municípios financiam a rede de apoio social como o de Loulé», salientou o presidente Vítor Aleixo.

Nesta ocasião, o autarca apelou ainda à adesão das instituições ao programa de instalação de painéis fotovoltaicos nos seus edifícios, comparticipada em 100% pela Autarquia. Ao integrar este equipamento produtor de energia sustentável haverá uma redução na fatura mensal na ordem dos 75%, uma poupança que poderá ser usada pelas instituições para outras atividades.

«Aquelas instituições que ainda não se equiparam com painéis fotovoltaicos podem pedir apoio à Câmara. Inclusivamente ajudamos a organizar o processo e depois financiamos», explicou.

«Somos um município com uma política proactiva para a descarbonização e adaptação do nosso território às alterações climáticas e este apoio está diretamente ligado a este objetivo», concluiu.



Comentários

pub