IPDJ Algarve expõe “Oficinas no Cabo do Mundo”

Exposição fotográfica estará patente de 12 a 27 de Janeiro

Exposição na Fortaleza de Sagres (Foto de Arquivo)

A exposição fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo”, que testemunha o olhar de 23 jovens dos 16 aos 85 que visitaram a Fortaleza de Sagres, vai estar patente ao público, de 12 a 27 de Janeiro, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) do Algarve.

Esta exposição é «uma visita à Fortaleza de Sagres através do olhar do outro, da forma como viu e sentiu aquele espaço, como descobriu as ténues linhas, as efémeras sombras, os detalhes, as nuances impercetíveis, os momentos fugidios, paralisando e eternizando o momento, fotografando de forma única e artística, produzindo imagens e memórias inesquecíveis», diz a Associação In Loco, responsável pela exposição.

“Oficinas no Cabo do Mundo” foi um projeto que envolveu jovens que frequentam o Curso Profissional de Técnico de Turismo, da Escola Profissional Cândido Guerreiro, e séniores residentes na freguesia de Alte, convidados a embarcarem numa viagem de descoberta, de exploração, de troca de conhecimentos e de criação artística sobre a Fortaleza de Sagres.

«Uma viagem que promoveu o desenvolvimento das relações e cumplicidades intergeracionais e motivou para a conhecimento, a valorização, a preservação e a divulgação do Património», realça a Associação In Loco.

O projeto, a partir de uma ideia original de Isa Catarina Mateus, foi desenvolvido no âmbito do Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM), da Direção Regional de Cultura do Algarve.

A exposição é promovida por uma parceria constituída pela Associação In Loco, a Junta de Freguesia de Alte, a Escola Profissional de Alte, CIPRL e a sua Escola Profissional Cândido Guerreiro, o Centro de Animação e Desenvolvimento Comunitário da Freguesia de Alte, a Casa do Povo de Alte/Juventude Altense.

Contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé (Museu Municipal – Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte», da RTA – Região de Turismo do Algarve e da Federação Internacional de Cineclubes.

 

 



Comentários

pub