Fundos europeus “injetaram” 48 milhões na economia do Algarve em 2021

Segundo a CCDR Algarve, este foi «o melhor ano de execução, desde o início do Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020»

O Programa Operacional Regional do Algarve aumentou a execução em 15,3% em 2021, “injetando” cerca de 48,7 milhões de euros de fundos europeus na economia regional, sendo este «o melhor ano de execução desde o início do Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020», anunciou esta segunda-feira, 3 de Janeiro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Segundo a CCDR Algarve, «a taxa de execução do Programa Operacional do Algarve (PO Algarve) atingiu os 57,4% no final de 2021 (era de 42,1% a 1 de Janeiro do ano passado), naquele que foi até agora o melhor ano na sua execução».

A melhoria da execução foi acompanhada de «um forte impulso da taxa de compromisso», que passou dos 89,3%, no início de 2021, para 109,0%, refletindo «a aceleração na implementação do Programa Operacional Regional», explica a CCDR Algarve.

Para estes resultados «foi essencial a colaboração e empenho de todos os beneficiários, dos municípios, da universidade e das empresas, entidades do terceiro sector, entidades desconcentradas da administração pública, suportados pelas estruturas técnicas da Autoridade de Gestão, da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, dos Grupos de Ação Local (GAL) e dos organismos intermédios de apoio às empresas e ao emprego e inclusão social.

«Não obstante todos os esforços desenvolvidos e o trabalho em rede realizado, com uma monitorização mensal ao longo de todo o ano, a execução ficou em 96% da meta prevista para 2021 e a taxa de execução 2,6% aquém do inicialmente projetado».

A CCDR Algarve sublinha «o reforço do investimento empresarial em inovação produtiva, no emprego qualificado, em reabilitação urbana, património e equipamentos culturais, capacitação e modernização administrativa, eixos que, no final de 2021, atingiram uma taxa de execução superior a 60% sobre o programado para o período 2014-2020, tal como o significativo aumento do investimento na ciência e investigação».

Em 2022 a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional tem como meta «aumentar a taxa de execução em mais 20 a 22 pontos percentuais» com o objetivo de «atingir 78% a 80% de taxa de execução no final do ano, aumentando a eficiência na sua execução», sublinha José Apolinário, presidente da CCDR Algarve e da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do PO Algarve.

Tem também como objetivo reforçar «o investimento em inovação produtiva e competitividade, na educação, infraestruturas escolares e cultura, ciência e inovação, emprego, empreendedorismo e inovação social, mobilidade suave, eficiência energética e energias renováveis, sempre num quadro de rigor e de cumprimento das regras de auditoria e controlo na aplicação dos fundos europeus geridos na região», explica.

O PO Algarve é dirigido por uma Comissão Diretiva presidida por José Apolinário, tendo dois vogais, o presidente da AMAL António Pina, indicado pela ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, e outro indicado pelo Governo.

 



Comentários

pub