“Folha da Couve TV” promete «gargalhadas e diversão» em Barão de São João

Espetáculo terá exibições todos os domingos até Junho

Foto: Perversus Grupo de Teatro (Facebook)

O novo espetáculo do grupo de teatro Per-Versus, “Folha da Couve TV – o seu jornal rural”, vai estrear-se no dia 16 de Janeiro, às 17h00, no Centro Cultural de Barão de São João, em Lagos, e promete «bastantes gargalhadas e diversão» para todos os espectadores que assistirem às sessões que decorrerão até Junho.

A ideia para a peça surgiu «a partir de uma gíria utilizada entre jornalistas que, quando se querem referir a um jornal de baixa categoria, dizem que é um “Folha da Couve”. Como queríamos fazer uma comédia, pensámos que criar um jornal da aldeia não era mal pensado», diz Luís Ferreira, produtor do espetáculo, em entrevista ao Sul Informação.

Tendo em conta «o pequeno espaço do Centro», o facto de «ainda estarmos a atravessar uma pandemia» e Barão de São João «ser uma aldeia rural» do interior algarvio, o grupo de teatro Per-Versus pensou em fazer «um telejornal com algumas notícias verdadeiras das localidades envolventes, mas também criar outras com recurso à comédia e ao exagero».

«Assim nasceu o “Folha da Couve TV”», conta Luís Ferreira.

Este espetáculo «é feito no povo e para o povo, com gente real», numa produção que «vem mais uma vez mostrar que a imaginação para a comédia é o registo habitual deste grupo de teatro e que nem uma pandemia lhe tira o sentido de humor».

Depois de ter estado parado durante dois anos, antes da pandemia, e de não ter conseguido fazer nenhuma produção durante o confinamento, o grupo de teatro Per-Versus «reinventou-se» e volta assim «às grandes produções de palco», com um novo elenco e um novo trabalho.

«Este espetáculo é uma espécie de renascer depois da Covid-19, pois tínhamos tudo planeado e a pandemia trocou-nos as voltas, levando a adiar os planos e, mais tarde, a cancelar tudo», explica Luís Ferreira.

 

Foto: Per-versus Grupo de Teatro (Facebook)

 

Durante o espetáculo, os vários sketchs «vão tentar passar mensagens aos espectadores», numa chamada de atenção «para lembrar que as questões de informação e democracia eram fundamentais em tempos pré-pandémicos. Pouco tempo depois, numa situação de pandemia, todos os estilos de jornalismo e/ou informação ganharam uma outra importância e registo na vida de todos nós», realça.

Com a humanidade presa dentro de casa, a expressão “a televisão é uma janela para o mundo” transformou-se «num olhar mais fiel à realidade e a tudo aquilo que, durante mais de um ano, fomos confrontados».

O “Folha da Couve TV” surge agora quando «a cultura, mais propriamente o teatro, está demasiado fragilizada e cujos orçamentos são reduzidos ou nulos devido à inexistência de atuações em salas de espetáculo».

Desta maneira, «a solução da peça passa pela ideia de fazer televisão ou teatro gravado, apresentando conteúdos humorísticos e criando conteúdos informativos bizarros, acontecimentos extravagantes e exageradamente cómicos que acontecem no dia a dia dos cidadãos».

Em palco, «estará apenas uma pivô que apresentará as notícias», interpretada por Rosa Roxo, mas, «de modo a dar maior dinâmica ao espetáculo», o “telejornal” terá, no final, uma entrevista com um famoso, um cantor ou uma celebridade, interpretado por um membro do elenco.

«Mais lá para frente, poderemos mesmo ter um cantor ou alguém conhecido em cima do palco a ser entrevistado», diz Luís Ferreira.

Rosa Roxo, protagonista da peça, e também ela costureira do grupo de teatro, conta ao Sul Informação que «este é um grande desafio» que «me vai dar bastante prazer em fazer».

«Estar sozinha em palco não me amedronta de maneira nenhuma e, quer esteja só ou acompanhada, apenas penso que tenho de desempenhar o meu papel da melhor maneira».

«Ser atriz e fazer estes papeis é uma fonte de energia para o meu dia a dia. Fazer as pessoas rir é maravilhoso e só espero que o público se divirta com aquilo que vai ser apresentado, tanto como eu me vou divertir em cima do palco», confidencia Rosa Roxo.

 

Foto: Per-versus Grupo de Teatro (Facebook)

 

O espetáculo, com cerca de 90 minutos distribuídos em dois atos, tem como produtor, encenador e autor de textos Luís Ferreira.

Estiveram envolvidas 30 pessoas na preparação desta comédia, a maioria integrantes do grupo de teatro Per-Versus, «tendo muitos deles participado, durante o último ano, na gravação de vídeos para a peça», realça Luís Ferreira.

Estiveram também envolvidos na produção do espetáculo vários colaboradores externos que ajudaram na gravação e edição dos vídeos, bem como foi dada a oportunidade «a pessoas que não têm experiência na representação, de conseguirem dar uma “perninha” nesta peça».

Este é «um novo elenco» que se junta «ao já existente e conhecido do nosso público», a fim de «criarmos personagens únicas e muito diversificadas, onde a produção televisiva tomou conta dos dias para juntar a magia da televisão ao convencional teatro».

O espetáculo, que estará em cena todos os domingos, a partir de 16 de Janeiro e até Junho, não tem previstas grandes alterações no seu guião até ao final da temporada, pois «os vídeos já estão todos gravados», mas, «se houver a possibilidade de realizarmos novas filmagens, isso fará com que a peça fique ainda mais atual», explica o produtor.

“Folha da Couve TV” conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João e da Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos.

Se estiver interessado em assistir ao espetáculo, poderá obter informações e/ou fazer as suas reservas para o contacto telefónico 282 688 026.

 



Comentários

pub