Covid-19: Mais de 13,7 milhões de certificados digitais emitidos em Portugal

Segundo os Serviços Partilhados do ministério da Saúde

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

Mais de 13,7 milhões de certificados digitais já foram emitidos em Portugal, a grande maioria a atestar a vacinação contra a Covid-19, avançaram ontem, 13 de Janeiro, os Serviços Partilhados do ministério da Saúde (SPMS).

«Em Portugal foram já emitidos cerca de 13.750.000 certificados, dos quais cerca de 450 mil são certificados de recuperação [da infeção], 1.200.000 são certificados de testagem com resultado negativo e aproximadamente 12.100.000 correspondem a certificados de vacinação», adiantaram os SPMS à Lusa.

A mesma fonte referiu ainda que foram também disponibilizados cerca de 600 mil certificados digitais incluindo já a dose de reforço da imunização contra o vírus SARS-CoV-2.

Segundo o ministério da Saúde, a informação sobre a dose de reforço só está disponível no certificado 14 dias após a sua administração, razão pela qual só após este período deverá ser solicitado o documento atualizado através da aplicação móvel SNS 24 ou do portal do SNS 24.

Estes certificados começaram a ser emitidos em Portugal a 16 de Junho de 2021 e entraram em vigor em toda a União Europeia a 1 de Julho, com o objetivo de facilitar a livre circulação dos cidadãos nos Estados-membros de forma segura durante a pandemia.

O documento é obrigatório para entrar em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios.

 



Comentários

pub