CDU quer que se invista mais na Universidade do Algarve

Campanha comunista passou pela UAlg

Catarina Marques, cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Faro nas Legislativas de 30 de Janeiro, defende que haja um maior investimento na Universidade do Algarve (UAlg).

Numa ação realizada junto à UAlg, a candidata disse que esta «é uma das mais importantes instituições públicas do Algarve».

«No entanto, o seu papel tem estado limitado por um financiamento que é insuficiente e por opções políticas que conduzem à desvalorização do Ensino Superior público e ao papel que este pode e deve ter no desenvolvimento do país», defendeu.

Para a CDU, é preciso um plano estratégico de investimento no Ensino Superior Público «que eleve gradualmente o financiamento público das instituições até à total supressão da necessidade do pagamento de propinas em cinco anos e que garanta a possibilidade da valorização das carreiras e dos salários e combata a precariedade dos docentes, investigadores e demais trabalhadores deste sistema de ensino».

A CDU exige também «o reforço da ação social escolar direta, através do aumento do valor das bolsas de estudo e do número de estudantes elegíveis, e da ação social indireta com a transferência do financiamento público adequado às universidades e politécnicos para assegurar serviços de alimentação, alojamento, transportes e apoio médico de qualidade, e a preços acessíveis».

«Lutamos por um país onde todos, sem exceção, tenham direito aos mais elevados graus de ensino», concluiu Catarina Marques.



Comentários

pub