CDU alerta que requalificação do porto de pesca da Baleeira «continua sem sair do papel»

Catarina Marques visitou o porto de pesca na tarde desta quinta-feira, 13 de Janeiro

A candidata da CDU às Legislativas2022 pelo círculo de Faro Catarina Marques visitou esta quinta-feira, 13 de Janeiro, o porto de pesca da Baleeira, em Sagres, recordando que a sua requalificação «continua sem sair do papel.

Segundo a coligação, a candidata «teve a oportunidade de contactar com pescadores e confirmar que, pese embora as sucessivas denúncias do PCP e das muitas promessas do Governo, as condições de segurança daquele porto continuam por ser asseguradas».

A coligação diz ter constatado que «o cais flutuante, inaugurado a 7 de Setembro de 2018, encontra-se quase totalmente inoperável, funcionando agora sem a ponte de acesso, como uma ilhota, onde alguns pescadores depositam algumas das artes de pesca. A construção deste cais não deu resposta à muito necessitada reabilitação das pontes-cais do porto da Baleeira».

Quanto à reabilitação da ponte-cais Sul, «promessa que se arrasta há muitos anos, a mesma não foi sequer iniciada quando o Governo se havia comprometido com a sua conclusão no início de 2021. A zona de arrumos de aprestos continuam a carecer de contentores de dimensão adequada ao armazenamento das artes de pesca».

 

 

Catarina Marques referiu, junto dos pescadores, que «as promessas são muitas. mas os investimentos previstos por parte da Docapesca continuam sem sair do papel. É este o estado da arte, num setor que deveria e poderia ser estratégico para o nosso país como é a pesca».

Segundo a coligação, «é preciso investir na requalificação das barras e portos algarvios, apoiar este setor valorizando quer os rendimentos dos armadores quer os salários dos pescadores».

«Numa atividade sujeita a tanta incerteza, ainda hoje devido às condições climatéricas, estes pescadores ficaram em terra e é preciso garantir condições de segurança e um rendimento estável a estes homens que enfrentam todos os dias o mar».

A candidata da CDU teve ainda a oportunidade de, nos concelhos de Aljezur e Vila do Bispo, contactar com trabalhadores das duas autarquias e visitar vários estabelecimentos do comércio local.

 



Comentários

pub