Castro Marim vai ter orçamento de mais de 22 milhões de euros, o maior «desde 2013»

Abastecimento de água no interior e estratégia de habitação são as principais bandeiras

Castro Marim vai ter em 2022 o maior Orçamento Municipal «desde 2013», no valor de 22,6 milhões de euros (22.639.120 euros), que «dá primazia à continuidade dos investimentos de abastecimento de água domiciliária, um dos maiores desígnios dos últimos oito anos, e ao desenvolvimento de uma nova política de habitação que consiga acolher as novas famílias de Castro Marim», anunciou a Câmara.

Segundo a autarquia, «prevê-se que arranquem, já no início deste ano, as empreitadas de abastecimento de água a Pisa Barro de Baixo, Pisa Barro de Cima e Matos, bem como a Reabilitação do Reservatório de Água do Azinhal».

«Além do desenvolvimento e melhoria das condições de vida da população residente, a concretização destes projetos, paralelamente à cobertura de rede móvel e internet, representa uma indiscutível valorização do interior do concelho de Castro Marim, funcionando como fator de atratividade a novos residentes e como alavanca da economia local, nomeadamente no setor do turismo», defende a Câmara de Castro Marim.

Quanto à outra grande bandeira deste orçamento, está a ser elaborada «uma Estratégia Local de Habitação a seis anos, com vista a disponibilizar casas no mercado, para habitação a custos controlados e renda apoiada nos núcleos urbanos mais consolidados, mas acima de tudo nas povoações dispersas, onde já existe rede de água potável, e como forma, também, de combate à desertificação».

Na mesma linha, estão previstos nas Grandes Opções do Plano diversos investimentos no interior do concelho, «como o Centro de Atividades Náuticas, na Barragem de Odeleite, obra já em execução, e a empreitada de Regadio das Margens da Ribeira de Odeleite».

Por outro lado, a autarquia realça a inclusão no Orçamento Municipal de obras «de particular relevo» como «a ciclovia EN 125-6 – Troço Espargosa – Praia Verde, o Espaço Multifuncional da envolvente à Casa do Sal e a execução das obras das infraestruturas do Plano de Pormenor nº 1 de Altura, cujas obras de urbanização e infraestruturas implicam também a requalificação da envolvente à Escola de Altura».

Também previstas estão «parte das contrapartidas financeiras protocoladas com o “Empreendimento Turístico da Verdelago”, no qual estão consagradas propostas de verbas para a requalificação da Rua da Alagoa, em Altura, construção da Rotunda Praia Verde, construção do Pavilhão Multiusos de Altura e beneficiação e requalificação da zona nascente da Avenida 24 de Junho, em Altura».

«No mesmo âmbito estão verbas destinadas à conclusão das infraestruturas da Urbanização da Quinta do Cabeço – LUPAMAR e para a conclusão das infraestruturas na Urbanização das Laginhas no Monte Francisco, processos complexos que passam inclusive pela elaboração de um Plano Pormenor», revelou a Câmara.

No que toca à recolha de resíduos sólidos e à limpeza urbana, também há novidades à vista, decorrentes da nova política nacional de resíduos sólidos urbanos, que será imposta a partir de Março de 2022, que «obriga a que haja uma separação seletiva dos bio resíduos, o que tem que passar pela consciencialização dos grandes produtores, os restaurantes, de acordo com os termos da Lei, e pela criação de uma estrutura interna eficiente. A lei obrigará a que os grandes produtores tenham que ter uma recolha seletiva autónoma, não podendo os municípios suportar esses custos».

«São novos desafios, que implicam uma nova orgânica, uma nova consciência municipal, a reorganização dos serviços e também uma formação permanente, contínua», sublinha Filomena Sintra, vice-presidente e vereadora dos pelouros em causa.

A Câmara salienta ainda que a reposição da taxa de IMI nos 0.4% em 2021, «a mesma aprovada para este ano», permitiu avançar «com o financiamento a obras fulcrais no âmbito do apoio social e de saúde, como o Lar de Alzheimer da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, em construção, e a Unidade Local de Formação de Bombeiros na aldeia do Azinhal (com financiamento aprovado)».

«Em 2022, Castro Marim prevê também um grande reforço das medidas de ação social e educação, inevitáveis face à pandemia, como a Unidade Móvel de Saúde e o projeto CLDS “Castro Marim (COM)Vida”, do qual o Município é parceiro e que desenvolve ações desde a infância ao combate à solidão nos grupos seniores», adiantou.

«Todos estes investimentos municipais juntam-se a uma dinâmica económica crescente a que se tem assistido no território, com a concretização de grandes empreendimentos como a Verdelago, o Eco Hotel da Maravelha ou a Cannprisma (plantação e exploração de cannabis medicinal)», resumiu a autarquia.
No ano que agora começa, também se esperam «grandes desafios» ligados às transferências de competências do Estado nas áreas das praias, da saúde, da educação, da ação social e dos espaços naturais, descentralização que «implica a reorganização orgânica dos serviços internos da Câmara, o que se traduz também num aumento com as despesas com o pessoal na ordem dos 19%».

 

 



Comentários

pub