Capitalização de modelos de turismo sustentável leva docentes da UAlg à Eslovénia

No âmbito do projeto “SuSTowns”

A capitalização de modelos de turismo sustentável esteve no centro das atenções na mais recente reunião do projeto “SuSTowns – Enhancing Sustainable Tourism in Small Fascinating Med Towns”, do qual a Universidade do Algarve é parceira, que teve lugar entre os dias 17 e 21 de Janeiro em Bled, na Eslovénia.

Neste encontro, organizado pelo Business Support Centre (BSC) e que juntou entidades de Portugal, Itália, Espanha, Croácia, Eslovénia e Grécia, «foram realizadas apresentações sobre modelos conceptuais de Turismo Sustentável, discutidos os trabalhos futuros e forma de os capitalizar», segundo a UAlg.

Manuela Rosa e Paula Serdeira Azevedo, docentes da universidade algarvia, «apresentaram os resultados obtidos, até ao momento, em Lagos, cidade piloto».

Para Manuela Rosa, coordenadora do projeto pela UAlg, o encontro revelou-se de particular importância, «não só pela troca de experiências entre parceiros e cidades piloto, mas também pela partilha de conhecimento em relação ao processo de capitalização e pela discussão de novos potenciais projetos sobre cidades do mediterrâneo».

Financiada pelo programa Interreg MED da União Europeia, a iniciativa SuSTowns tem como objetivo «incentivar um modelo de turismo sustentável e de qualidade e serviços mais inovadores e responsáveis, dirigidos a visitantes e turistas nacionais e internacionais».

«Este objetivo é concretizado através do apoio às autoridades locais na construção de planos de ação para o turismo sustentável e no desenho de pacotes de oferta turística mais responsável social e ambientalmente» e materializado «no marketing desses pacotes e do território, reforçando a adaptação e recuperação durante e pós-Covid-19 e protegendo e evitando o colapso ou a excessiva antropização dos recursos naturais e culturais locais», concluiu a UAlg.

 

 

 



Comentários

pub