Camisola autografada por Ronaldo sorteada para ajudar jovem algarvio agredido em Espanha

São várias as iniciativas que estão a ser realizadas para ajudar o jovem João Pedro

Uma camisola do Manchester United, assinada por Cristiano Ronaldo, está a ser sorteada, com as receitas a reverterem para a recuperação do jovem de Monte Gordo que, em Novembro, foi agredido à saída de um bar em Ayamonte, Espanha.

Segundo a página “Vamos ajudar o João Pedro”, a camisola foi oferecida à causa por Miguel Paixão, conterrâneo do jovem e amigo de Ronaldo, e estão «a circular mil rifas para serem vendidas pelo valor de 10 euros cada».

O sorteio será realizado quando todas as rifas forem vendidas. Os detalhes sobre como podem ser adquiridas estão todos aqui.

Também o Lusitano de Vila Real de Santo António, entre as iniciativas que está a desenvolver para ajudar o jovem vilarrealense, vai realizar vários sorteios de camisolas de jogadores nacionais e internacionais.

O primeiro sorteio será de uma camisola do Lusitano FC, autografada pelo plantel sénior, e de uma camisola de Raphaël Guerreiro, internacional português que joga nos alemães do Borussia Dortmund. Os interessados poderão saber aqui como participar.

Para ajudar o jovem João Pedro foi aberta uma conta, com o IBAN PT50 0045 7146 4035 0174 3419 8. Existe ainda um MBWay – 964 680 723 para quem quiser ajudar desta forma.

Além da conta bancária, existem também mealheiros, distribuídos por vários estabelecimentos comerciais de várias localidades: Monte Gordo, Hortas, Vila Real de Santo António, Castro Marim, Évora e Guimarães.

 

 

João Pedro foi brutalmente agredido, no passado dia 14 de Novembro, por indivíduos que não conhecia, quando saía de uma discoteca em Ayamonte, Espanha.

Na altura, a Guardia Civil tomou conta da ocorrência e abriu uma investigação para apurar as causas e os autores do crime. Cerca de dez dias depois, as autoridades espanholas detiveram três homens por alegada participação no crime.

Devido às agressões, João Pedro sofreu um traumatismo crânioencefálico grave e um AVC Isquémico, que o deixou em coma numa cama de hospital.

Foi submetido a uma intervenção cirúrgica (craniectomia descompressiva), a uma traqueostomia e também lhe foi colocada uma sonda no estômago por onde é alimentado. Neste momento, encontra-se num estado de consciência mínima.

A família e os amigos têm procurado desenvolver várias ações de angariação de fundos para ajudar no tratamento e recuperação do jovem.

Esta quinta-feira, 6 de Janeiro, através da página “Vamos ajudar o João Pedro”, soube-se que já foi iniciado o processo de transferência do jovem para o Hospital de Faro. O pedido foi iniciado no dia 14 de Dezembro, «teve alguns contratempos», mas «finalmente conseguimos o que pretendíamos», lê-se.

«Tivemos a informação de que o João Pedro finalmente virá para território nacional. Sabemos que se deslocará a Huelva uma ambulância com tripulação portuguesa com o objetivo de o transferir para a Unidade Hospitalar de Faro», explica a página de apoio ao jovem de Monte Gordo.

Quanto ao seu estado clínico, João Pedro «continua a carecer de muitos cuidados. Infelizmente iniciou o novo ano de 2022 com febre e tosse, tendo-lhe sido diagnosticada uma bactéria no sangue. Já foi iniciado o tratamento com antibióticos. Está mais frágil e com forte medicação com o objetivo de se manter calmo».

«O João Pedro só poderá iniciar o processo de reabilitação quando se encontrar estável e, nessa matéria, apenas os médicos nos saberão dizer em que momento isso irá acontecer», acrescenta.

A família e os amigos tiveram conhecimento de uma clínica em Sevilha (Espanha) que «poderá ajudar o jovem, não só nos seus problemas motores, mas também nos problemas cerebrais que o estão a impedir de comunicar e interagir com todos os que o rodeiam».

Estão também a ser pesquisadas clínicas em Portugal que «desenvolvam tratamentos com as especificidades necessárias», tendo em conta o estado clínico do jovem, pelo que é pedido que, quem tiver conhecimento de alguma, entre em contacto com a família.

A página “Vamos ajudar o João Pedro” agradece ainda a «forma intensa e comovedora» com que esta causa tem sido abraçada.

 

 



Comentários

pub