Câmara de VRSA quer construir Aldeia Columbófila de Monte Gordo

Para Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a construção da Aldeia Columbófila irá valorizar uma atividade com forte tradição no município»

A Câmara de Vila Real de Santo António está a fazer projetos para construir a Aldeia Columbófila de Monte Gordo. O autarca Álvaro Araújo esteve reunido esta quarta-feira, 12 de Janeiro, com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Guarda Nacional Republicana e o presidente da Junta de Freguesia . 

Segundo o Município, este equipamento «irá contribuir para a valorização desta atividade desportiva e para o ordenamento da zona poente da vila».

O objetivo das entidades, que irão iniciar um trabalho conjunto, é manter no terreno apenas os pombais pertencentes a columbófilos federados, procedendo depois à sua migração para a Aldeia Columbófila que irá ser instalada nas proximidades.

«A medida visa ordenar aquela zona protegida do território, a qual integra a Mata Nacional das Dunas Litorais, removendo estruturas ilegais e corrigindo situações que poderiam colocar em causa pessoas e bens, nomeadamente a propagação de fogos florestais», diz a Câmara de VRSA.

 

 

Nesta sequência, o ICNF irá, nos próximos dias, notificar, através de edital, todos os proprietários das estruturas ali existentes, no sentido de se proceder à regularização da ocupação do espaço público.

A possibilidade de permanência de pombais e abrigos no local estará reservada apenas a columbófilos devidamente federados, pelo que os equipamentos não regularizados ou pertencentes a entidades não federadas serão removidos.

Para Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a construção da Aldeia Columbófila irá valorizar uma atividade com forte tradição no município e contribuirá para dignificar uma das zonas mais nobres da vila de Monte Gordo».

 



Comentários

pub